Oasa -A A +A

Situado no Pico do Bode, em Santana, Rabo de Peixe, o Observatório Astronómico de Santana – Açores é um espaço único de conhecimento e de divulgação científica na Ribeira Grande. Trata-se de um Centro de Ciência que faz parte da rede regional de Centros de Ciência, distribuídos por todas as ilhas do arquipélago, que procuram promover o conhecimento científico e o acesso às inovações tecnológicas. Das várias áreas científicas, coube à Ribeira Grande, com a sua vista alargada para o céu do hemisfério norte, receber o único centro de Astronomia da Região.

O Observatório Astronómico de Santana – Açores, como Centro de Ciência, procura criar um espaço privilegiado para a difusão do conhecimento científico, e, especificamente, das temáticas relacionadas com a Astronomia. Para isso, possuímos todo o material necessário para sermos um ponto de encontro para astrónomos amadores e um apoio interativo e didático aos programas escolares que abordem temas de ciência. O OASA cria, assim, um lugar único de diversão e aprendizagem para todas as idades.

A curiosidade que, ainda hoje, a Astronomia desperta está intimamente ligada à mesma que a levou a ser uma das primeiras ciências que o Homem explorou. Os corpos, cores e fenómenos do céu, assim como a imensidão do universo são um fascínio para todos. O OASA procura ser também um local que motiva esse fascínio pela Astronomia e alimenta a curiosidade de todos para que, de uma forma lúdica, desenvolvam os seus conhecimentos sobre ciência e sobre o Homem. O OASA está aberto não só às escolas e astrónomos amadores, mas a toda a população.

O OASA dispõe de todas as condições necessárias à observação dos astros e possui as ferramentas essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Astronomia. Ao visitar este Centro de Ciência poderá não só participar numa observação noturna ou numa oficina de Astronomia, como poderá assistir a uma sessão de planetário móvel.

Seja por marcação prévia ou espontaneamente nas primeiras sextas-feiras de cada mês, o OASA é um espaço único de aprendizagem, de interatividade e de diversão na Ribeira Grande para todos os ribeira-grandenses e para todos os açorianos.