Comissão Científica -A A +A

A Comissão Científica é um órgão de natureza consultiva e independente e funciona nas áreas de competência do OASA, designadamente astronomia, física e ciências para o desenvolvimento tecnológico, visando garantir a qualidade, rigor e a credibilidade da divulgação educativa e científica e das atividades do OASA. Os seus constituintes são indivíduos de reconhecido mérito, nascidos nos Açores, descendentes de açorianos das Comunidades Emigrantes ou com contributo relevante para a Região Autónoma dos Açores ou para este Centro de Ciência.

Engenheiro João Porto (APAA)

João Gabriel Fonseca Porto, nasceu em 23 de Abril de 1955 em Angra do Heroísmo e é licenciado em Zootecnia pela Universidade dos Açores. Desempenhou vários cargos de direção junto de instituições públicas regionais e europeias, com destaque para a direção de Serviços do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha de S. Miguel (SDASM). É membro do Conselho Consultivo da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, e consultor da CESO-I&D (Centro de Estudos, Economia e Sociedade – Investigação e Desenvolvimento) e autor de vários trabalhos de investigação sob a égide da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Astrónomo amador desde 1997 é desde então sócio da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), tendo sido coordenador da primeira associação de astrónomos açorianos (NAAPAA – Núcleo Açoriano da APAA) e um dos fundadores em 2001 do Observatório Astronómico de Santana Açores - associação (OASA). É co-autor da descoberta da Supernova SN1999bw na NGC3198 e do trabalho intitulado “Titania's radius and an upper limit on its atmosphere from the September 8, 2001 stellar occultation”, publicado pela revista científica Icarus, Volume 199, Issue 2, Fevereiro 2009, Pag 458-476.Participou em projectos Pro-Am de astrometria CCD da NASA, DAWN e Deep-Impact.

Doutor Nuno Sá (UAÇ)

Nuno Sá licenciou-se em Física na Universidade de Lisboa, prosseguindo estudos de Doutoramento na Universidade de Estocolmo. É professor na Universidade dos Açores desde 1994, onde lecciona disciplinas de Física aos cursos de Engenharia. Nuno Sá ministrou a extinta cadeira de Astronomia Geral nesta Universidade e conta com publicações principalmente na área da Relatividade Geral. Atualmente colabora com outros investigadores em trabalhos de Física Matemática.

Doutor João Miguel da Silva Tavarela Ferreira  (UAÇ/CAUP)

João Miguel Tavarela da Silva Ferreira é docente da Universidade dos Açores e membro do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. É doutorado em Astronomia pela Universidade de Sussex. De entre as suas atividades de investigação, destacam-se diversas publicações em revistas internacionais e a organização de várias conferências internacionais na área da Astrofísica nos Açores. Tem promovido e participado em diversas atividades de divulgação científica, destacando-se a coordenação do Ano Internacional da Astronomia 2009 nos Açores.

Engenheiro Luís Ramalhais dos Santos (RAEGE/SRTT)

Formado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo da eletrónica e telecomunicações, Luís Ramalhais dos Santos é diretor adjunto da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), um projeto de parceria entre a Região Autónoma dos Açores através da DROPC e o Ministério do Fomento de Espanha através do IGN. Foi recente nomeado Technical Expert da Agencia Espacial Europeia para o programa SST - Space Survey and Tracking em representação de Portugal.

Doutor Jorge Grave (CAUP/SPA)

Jorge M. C. Grave licenciou-se em Física/Matemática Aplicada - ramo de Astronomia em 2004 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Obteve o doutoramento em 2009 no âmbito do Programa Doutoral de Astronomia, também na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Actualmente, é investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Os seus interesses de investigação centram-se na formação estelar, particularmente no estudo dos estágios iniciais na evolução de estrelas massivas, desde os fenómenos de acreção e ejecção de matéria até à interação entre as proto-estrelas e as nuvens moleculares gigantes onde se formam.

Dr. Cláudio Gomes (FUP)

Cláudio Gomes nasceu na ilha das Flores. Obteve a licenciatura em Física e especializou-se em Física Teórica em mestrado na Universidade do Porto. Esteve ligado ao Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, onde desenvolveu um projeto sobre o estudo do efeito de energia escura na dinâmica de enxames de galáxias, tendo sido distinguido pelo Prémio Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. É atualmente membro do Centro de Física da Universidade do Porto. No momento, é doutorando em Física Teórica na mesma Universidade. As áreas em que investiga são as de Gravitação, Cosmologia e Astrofísica.