Notícia -A A +A

Viram a passagem do 2012 DA14? (Vídeos)

AFP/ESA - DAVE HERALDNo passado dia 15 de fevereiro, tivemos a tão aguardada passagem do asteroide 2012 DA14. Não teria sido motivo de tanta atenção se não fosse o maior asteroide (com cerca de 45 metros e 130 toneladas de peso) a passar mais perto do nosso planeta (passou a apenas 27.860 quilómetros) desde que se acompanham estes objetos, há 50 anos. A maior aproximação aconteceu às 19:24, hora de Lisboa, anunciou a agência espacial americana NASA.

Apesar de alguma excitação por parte dos media, este não era um objeto fácil de observar da Terra com material amador. A sua verdadeira importância era científica e a sua difícil visualização ficou a cargo dos astrónomos amadores experientes. E é isto que aqui vamos mostrar nos seguintes vídeos.

Night Wanderers from Colin Legg on Vimeo.

 

2012 DA14 - 20h01 => 20h16 UTC from Francois Colas on Vimeo.

Apesar de tão grande e de passar tão perto, mesmo com o telescópio, quem tinha os pés do chão viu apenas um pequeno ponto a cruzar rapidamente a esfera celeste. Mas houve quem o visse bem: a NASA. Afinal, era aos cientistas que esta passagem realmente interessava. A NASA divulgou hoje as primeiras imagens de radar do asteroide 2012 DA14, obtidas por uma das antenas do Observatório de Goldstone. Com uma resolução aproximada de 4 metros/pixel, as imagens revelam, claramente, um corpo alongado com cerca de 40 metros de comprimento, executando uma rotação completa. Vejam em baixo um vídeo com a sequência de cima repetida 9 vezes (Veja mais aqui na astropt):

Mas o dia 15 de fevereiro de 2013 começou com um fenómeno que em nada se deveu a este asteroide. Com tanto a acontecer no céu, fiicará este dia para a História, nem que seja da Astronomia.

Data: 20-02-2013