Notícia -A A +A

Veja em direto a chegada e aterragem da sonda ExoMars em Marte

Copyright ESA/ATG medialabAproxima-se rapidamente a chegada da missão Exomars a Marte e, durante os 3 dias das cruciais operações de aproximação, entrada e aterragem, o público poderá acompanhar em direto todas as manobras assim como ver as primeiras imagens das sondas que explorarão Marte nos próximos anos.

As manobras terão início no dia 14 de outubro e culminarão no dia 19 com a inserção do módulo TGO na órbita de Marte e a entrada, descida e aterragem de Schiaparelli em Marte (entrada na atmosfera prevista às 14:42 GMT/16:42 CEST, a aterragem às 14:48 GMT/16:48 CEST)

A ExoMars é um programa conjunto da Agência Espacial Europeia (ESA) com a Roscosmos (Agência Espacial Russa), cujo principal objetivo passa por descobrir se realmente Marte tem ou teve alguma vez vida.

O programa é composto por duas missões. A primeira consiste nos módulos Trace Gas Orbiter (TGO) e Schiaparelli, enviados a 14 de março de 2016 rumo a Marte. A segunda missão tem o seu lançamento planeado para 2020 e levará um rover explorador e uma plataforma científica à superfície marciana.

Nesta primeira missão, e uma vez no planeta vermelho, os módulos irão tentar desvendar mistérios relacionados com a atmosfera do planeta que poderão indicar atividade geológica ou até biológica, no momento atual. Já o satélite Trace Gas Orbiter está configurado para entrar em órbita em redor de Marte no dia 19 de outubro, no mesmo dia que Schiaparelli, o seu demonstrador de entrada, descida e aterragem – libertado do satélite três dias antes – irá aterrar em Marte.

Enquanto o objetivo principal de Schiaparelli é demonstrar tecnologias-chave necessárias para a aterragem, o satélite e o seu fato composto por quatro instrumentos têm a tarefa de ‘farejar’ gases raros na atmosfera. De interesse particular é o metano, o qual pode evidenciar processos geológicos e biológicos ativos no planeta.

A câmara a bordo será usada no estudo de características geológicas, incluindo aquelas que poderão estar relacionadas com fontes de gases, tais como vulcões.

Fonte: ESA

Data: 14 de outubro