Notícia -A A +A

Uma Super-Terra, potencialmente habitável, mesmo aqui ao lado?

Os avanços na detetação de exoplanetas tem-nos permitido sonhar cada vez mais perto, neste caso a apenas 42 anos-luz, na direção da constelação do Pintor.

Assim, ontem, dia 8 de novembro, uma equipa de astrónomos europeus e americanos anunciou a descoberta de um candidato a super-Terra, potencialmente habitável, na órbita da estrela HD 40307. Esta estrela, apesar de ligeiramente mais pequena e luminosa que o nosso Sol, era já conhecida por albergar um sistema compacto de três super-Terras em órbitas quase ressonantes. Esta equipa de investigadores, liderada por Mikko Tuomi da Universidade Hertfordshire, no Reino Unido, vem agora adicionar à contagem mais três novos candidatos, um dos quais na região habitável do sistema.

Num sistema tão rico em super-Terras, um dos novos candidatos a planeta, está a provocar grande alarido. O planeta, denominado HD 40307g, é o que tem a órbita mais externa dos seis, orbitanto a sua estrela em cerca de 198 dias terrestres. Apesar de este planeta estar um pouco mais próxima da sua estrela do que Vénus está do Sol, a sua estrela é menos massiva que o Sol, emitindo menos radiação, o que permite que este candidato a planeta esteja na zona habitável desta estrela. Se assim for, poderá existir água em estado líquido neste candidato a planeta, gerando-se, assim, uma das principais condições para existir vida como a conhecemos no nosso planeta (lembramos que se trata ainda de pura especulação, no entanto os dados são otimistas).

Saiba todos os detalhes deste distema planetário e deste planeta surpreendente, bem como da sua descoberta, nos seguintes artigos do AstroPT:

 

Super-Terra descoberta na nossa vizinhança? ...num sistema com 6 planetas? (Carlos Oliveira)

Primeiro candidato a exoplaneta potencialmente habitável num sistema com seis planetas (Sérgio Paulino)