Notícia -A A +A

"Touchdown!" Módulo Philae da Sonda Rosetta poisa em Cometa com sucesso!

Primeira imagem do instrumento CIVA do módulo Philae (ESA). Num dia agora histórico para a exploração espacial, a missão da ESA, Rosetta, poisou suavemente o seu módulo Philae num cometa ontem, dia 12 de novembro, às 15h03 dos Açores (+1 hora no continente português).

Depois de uma tensa espera de sete horas, durante a descida para a superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, a confirmação veio através da nave Rosetta e foi captada em simultâneo pelas várias estações da ESA na Terra e o sinal foi confirmado imediatamente pelo Centro de Operações Espaciais da ESA.

A Rosetta foi lançada em março de 2004 e viajou 6.4 mil milhões de quilómetros  através do Sistema Solar, antes de chegar ao cometa a 6 de agosto de 2014. Apesar de alguma dificuldade em se prender ao cometa no momento da chegada ontem, saltando duas vezes na superfície do cometa, o módulo Philae encontra-se agora estável na superfície.

Rosetta captura imagem de Philae, aquando da largada deste.

“A nossa ambiciosa missão Rosetta assegurou um lugar nos livros de história: não só como o primeiro rendez-vous com um cometa em órbita, mas também como a primeira missão a colocar um módulo na superfície de um cometa,” notou Jean-Jacques Dordain, Diretor-Geral da ESA. Numa missão que contabilizou mais de 10 anos a viajar pelo espaço, Jean-Jacques Dordain explica que "estamos a abrir as portas à origem do planeta Terra e permitindo uma melhor compreensão do nosso futuro."

Ao longo dos próximos 2.5 dias, o módulo vai levar a cabo a sua primeira missão científica, partindo do princípio de que a sua bateria principal se mantém em bom estado. É possível que a missão científica se estenda até março de 2015, graças à utilização de uma bateria secundária recarregável, assumindo que as condições de iluminação solar o permitem e que a poeira não o impede. Depois disso, é esperado que as condições dentro do lander sejam demasiado quentes para continuar em operação.

Ainda hoje serão dadas mais informações sobre esta missão, numa conferência de imprensa marcada pela ESA para as 12h00 dos Açores (+1 no continente). Será ainda divulgada uma imagem panorâmica capturada pela sonda Philae.

Acompanhe a conferência aqui: http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/13/welcome-to-a-comet/

Fonte: ESA