Notícia -A A +A

Tiangong-1: estação espacial chinesa reentra na atmosfera nos próximos dias

Credit: CMSA

Última atualização |  02/04, 00H16 UTC

CONFIRMADO: A estação espacial Tiangong1 reentrou na atmosfera terrestre sobre o Oceano Pacífico às 00h16 UT do dia 2 de abril (17h16 PST de 1 de abril no local). A confirmação foi agora mesmo pelo U.S. Strategic Command's Joint Force Space Component Command (JFCC). A possibilidade de os detritos terem sobrevivido e atingido alguém são ínfimas. (imagem com ilustração da possível reentrada).

Mas não entre em pânico nem acredite em quem disser que vai cair perto de si, porque só será possível estimar onde vai cair exatamente um dia antes da reentrada. Preocupado? Muitas perguntas? Não se preocupe e veja neste artigo algumas das respostas para as suas questões.

Quando vai cair?

Fora de controlo desde 2016, este laboratório espacial chinês, também conhecido por "Palácio Celestial", deverá reentrar na atmosfera na madrugadado dia 2 de abril, de acordo com as estimativas do departamento da Agência Espacial Europeia (ESA) responsável pelo acompanhamento de detritos espaciais, sendo que vários fatores, físicos e meteorológicos, poderão modificar o momento e o local de queda da estação chinesa.

Em atualização

Onde vai cair?

Tendo em conta a queda descontrolada, a ESA, de momento, consegue apenas estimar que a reentrada acontecerá entre as latitudes 42º Norte e 42º Sul. No entanto, algumas previsões, como da Aerospace Corporation, um instituto sem fins lucrativos financiado pelos EUA para fiscalizar atividades espaciais, estabelecem faixas onde a probabilidade é ligeiramente maior. Veja este vídeo para saber porque é difícil estimar o local de queda: Why are Tiangong's Reentry Predictions So Uncertain?

Estimativa Aerospace

Quer dizer que pode reentrar em Portugal (ou nos Açores)?

A probabilidade de atingir o solo é muito baixa, já que a superfície da Terra em coberta em cerca de 70% por água. Mas sim, Portugal, e os Açores, encontram-se na extensa linha de maior risco de impacto dos detritos da estação espacial chinesa. Significa que vai cair em Portugal? Não, significa apenas que há um probabilidade considerável. Conforme a última previsão, se a reentrada acontecer na madrugada do dia 2, não acontecerá sobre céus portugueses.

Isto é preocupante?

Conforme Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, num artigo do Expresso, "a cada par de anos alguma coisa assim acontece", com vários detritos espaciais a atingir a Terra todos os dias. No entanto, lembra que “a Tiangong-1 é grande e densa e [que] portanto é preciso manter isto debaixo de olho”.

Apesar da estação provavelmente se desintegrar na reentrada na atmosfera devido às altas temperaturas, é possível que uma pequena quantidade de destroços sobreviva à reentrada podendo atingir a superfície do planeta, dispersando-se por uma extensão de algumas centenas de quilómetros.

Quer dizer que pode atingir alguém?

Num artigo do Expresso, é possível ler a explicação da Aeropsace: “Considerando as localizações deste pior cenário possível, a probabilidade de uma pessoa específica (isto é, você) ser atingida por destroços da Tiangong-1 é cerca de um milhão de vezes mais reduzida do que as probabilidades de ganhar a lotaria”, aponta a instituição. “Na História dos voos espaciais não se tem conhecimento de qualquer pessoa que algum dia tenha ficado ferida na sequência da reentrada de detritos espaciais [na nossa atmosfera]. Até hoje só houve registo de uma pessoa atingida por um desses detritos e, felizmente, não ficou ferida.”

 

Em resumo: a possibilidade de ser atingido é de 1 em 292 triliões (292,000,000,000,000)

Vai ser possível observar a queda?

Se a trajetória de reentrada acontecer perto do atlântico norte, onde se encontram os Açores, é possível ver no céu os detritos durante a reentrada, em algo semelhante a pequenos meteoros (vulgarmente "estrelas cadentes") ou pequenas bolas de fogo. A possibilidade de observação a partir dos Açores só será confirmada perto do momento de reentrada.

O que faço se vir um detrito?

Previsões da queda

Não será fácil ver um detrito na superfície, pela pouca probabilidade de sobreviver à reentrada e de não atingir o mar. Mas se isto acontecer: NÃO TOQUE NO DETRITO!!!! É possível que esteja muito quente ou que tenha vários tipos de materiais nocivos, como é caso do combustível altamente tóxico e corrosivo chamado hidrazina. Além do mais, independentemente de onde cair, todo o material contínua a pertencer à China, pelo que é boa ideia evitar problemas legais e diplomáticos. Saiba mais neste artigo da SPACE.COM

Porque está esta estação a cair?

Lançado em 2011, esta foi a primeira estação que a China enviou para explorar o espaço. Este laboratório espacial de 8,5 toneladas foi concebido como uma estação espacial modular, com um design semelhante ao dos conceitos desenvolvidos pela Rússia. Ainda recebeu três visitas, duas delas por naves tripuladas.

 

Mais informação: Diário de Notícias | ESA | AEROSPACE

Acompanhe: Heavens Above | Satview