Notícia -A A +A

Terceira recebe conferência Internacional para discutir o lançamento do AIR Center Açores

Em SAPO 24O encontro "Atlantic Interactions", no qual são esperados mais de 200 participantes, encerra a fase de debate preparatório para a constituição do Atlantic International Research Center (AIR Center), direcionado para a investigação, com aplicação prática, sobre o Atlântico, nas áreas do clima, dos oceanos, da atmosfera, das energias renováveis, do espaço e do processamento de dados.

O programa da cimeira inclui 'workshops' sobre espaço, clima, oceanos, processamento de dados, energia, cultura e educação científica e debates. O AIR Center, previsivelmente com sede nos Açores, poderá vir a funcionar como uma organização intergovernamental, agregando uma rede de várias entidades em diversos países.

O Governo português comprometeu-se a definir, até ao fim do ano, com parceiros estrangeiros, a estrutura organizativa e o financiamento do centro.

De acordo com o documento preparatório da cimeira, os Açores é apontado como uma região com potencialidades para ter um porto espacial para lançamento de microssatélites para observação da Terra. O centro poderia, por exemplo, entre outras funcionalidades, observar o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha e atividades ligadas à pirataria e ao tráfico de droga no Golfo da Guiné e na costa ocidental africana.

A lista de oradores inclui o diretor-geral da agência espacial europeia ESA, Johann-Dietrich Woerner, assim como ministros da Ciência e Tecnologia da África do Sul, da Nigéria, de São Tomé e Príncipe e do Senegal. Estarão ainda representados mais de 20 países, assim como a comissão e o parlamento europeus, bem como as Nações Unidas.

Por Portugal vão estar, além de empresas e universidades, os ministros da Ciência, Manuel Heitor, e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e o secretário regional do Mar, da Ciência e da Tecnologia, Gui Menezes.

Fonte e notícia completa em: SAPO24

Mais em: Expresso | Açoriano Oriental | Diário de Notícias

Data: 20/04/2017