Notícia -A A +A

Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia anuncia criação do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, no dia 29 de abril, em Vila do Porto, a criação do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores), que prevê para este ano um investimento total superior a 800 mil euros.

Gui Menezes salientou que este documento pretende “reforçar e dar continuidade às iniciativas em curso, bem como desenvolver novas ações, com o intuito de garantir a efetiva disseminação da cultura científica e tecnológica no arquipélago”.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de encerramento da quinta edição da competição nacional CanSat, que decorreu em Santa Maria, entre os dias 26 e 29 de abril, e envolveu mais de uma centena de alunos e professores de vários pontos do país.

Na sua intervenção, Gui Menezes referiu que, no âmbito do PACCTO Açores, existem linhas de apoio e incentivo à participação de alunos em competições nacionais e internacionais em diferentes áreas disciplinares, como é o caso do CanSat, ou à participação de estudantes do ensino básico e secundário em eventos de divulgação científica e tecnológica a realizar ainda durante este ano.

O 'Ciência na Escola' prevê a criação de laboratórios escolares de referência em disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e, em particular, nas áreas de Informática, Robótica, Eletrónica e Programação, bem como o apoio ao seu funcionamento.

O objetivo destas medidas passa por possibilitar aos alunos, em contexto de sala de aula ou noutros contextos mais informais, o contacto prático e direto com temáticas científicas e tecnológicas.

Fonte: GaCS/GM