Notícia -A A +A

Primeiras Imagens da ExoMars revelam potencial da sonda da ESA

A mile-wide (1.4 km) crater on the rim of a larger crater near Mars’ equator, as seen from CaSSIS. Image via ESA/ Roscosmos/ EsoMars/ CaSSIS/ UniBE.A equipa responsável pela nova missão ExoMars da ESA revelou algumas imagens da primeira série de testes que desenvolveram com os instrumentos da sonda que está em órbita de Marte. Como é possível testemunhar no vídeo disponibilizado nesta publicação, a qualidade das imagens de teste sugere um enorme potencial para futuras observações.

A sonda 'Trace Gas Orbiter', ou TGO, que resulta de um esforço conjunto entre a ESA e Roscosmos, chegou a Marte a 19 de outubro e tem mantido uma órbita elíptica que a leva a menos de 300 km acima da superfície de Marte para cerca de 98 000 km a cada 4,2 dias. Nas suas duas últimas órbitas, entre os dias 20 e 28 de novembro, foram testados os seus 4 instrumentos científicos pela primeira vez desde a sua chegada.

O objetivo principal desta sonda passa pelo desenvolvimento de um inventário detalhado de gases raros que compõem menos de 1% do volume da atmosfera, incluindo metano, vapor de água, dióxido de azoto e acetileno. O metano, em específico, tem um interesse extraordinário, uma vez que na Terra é produzido principalmente pela atividade biológica e, em menor extensão, por processos geológicos, como algumas reações hidrotermais.

Fonte e notícia completa: ESA

Data: 01/12/2016