Notícia -A A +A

Planeta Vénus visto pela Akatsuki

O planeta Vénus numa composição em cores falsas obtida pela sonda Akatsuki a 25 de março de 2016, a uma distância aproximada de 100 mil quilómetros. Crédito: JAXA.Esta belíssima imagem recentemente divulgada pela JAXA revela um conjunto de detalhes sem precedentes da intrincada estrutura tridimensional da atmosfera de Vénus no lado noturno do planeta. A imagem foi criada a partir da combinação de duas imagens distintas obtidas pela câmara de infravermelhos IR2 da Akatsuki, através de filtros sensíveis a partículas com tamanhos específicos em suspensão nas nuvens venusianas, e representa apenas uma pequena fração dos dados enviados pela sonda japonesa nos seus primeiros três meses de atividade científica na órbita de Vénus.

Depois de cinco anos a vaguear pelo sistema solar interior, após uma "entrada em falso" da sonda na órbita de Vénus, a japonesa Akatuski conseguiu finalmente atingir a órbita de Vénus no dia 7 de dezembro de 2015, de forma a iniciar uma missão científica de 2 anos.

Esta sonda pretende estudar as dinâmicas da atmosfera de Vénus e a sua interação com a superfície do planeta e com os ventos solares.

 

This movie is produced from the IR2 2.26-μm images, acquired on 29 March 2016 at a distance of 0.36 million km. Original 4 images were acquired with 4-hour intervals from 16:03 JST (07:03 UT).

Sugestão em: Imperium Solis

Fonte: JAXA

Data: 02-06-2016