Notícia -A A +A

Novas imagens mostram anéis de Saturno em detalhe sem precedentes

Esta imagem da Cassini mostra uma onda de densidade no anel A (esquerda) situada a cerca de 134.500 km de Saturno. As ondas de densidade são acumulações de partículas a certas distâncias do planeta. Esta característica está recheada de perturbações irregulares, que os investigadores informalmente chamam "palha". A onda, propriamente dita, é criada pela gravidade das luas Jano e Epimeteu, que partilham a mesma órbita em redor de Saturno. Noutro lados, a cena é dominada por sulcos de uma passagem recente da lua Pan. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (clique na imagem para ver versão maior)A pouco mais de dois meses de terminar a missão, a sonda Cassini enviou para a Terra imagens de alta qualidade dos anéis de Saturno.

Com um nível de detalhe inédito, estas revelam a existência de "hélices" – pequenos turbilhões e ondas que guardam satélites ainda desconhecidos do planeta gigante.

"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.

Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.

Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.

A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997 e entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004. A 26 de abril, a sonda irá mergulhar pela primeira vez através do espaço entre os anéis e Saturno.

Esta imagem mostra uma região no anel exterior B de Saturno. A Cassini observou esta área ao dobro do nível de detalhe daquele atingido anteriormente. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (clique na imagem para ver versão maior)

Esta imagem mostra uma região no anel exterior B de Saturno. A Cassini observou esta área ao dobro do nível de detalhe daquele atingido anteriormente. E, ao que parece, é nítido que ainda existem mais detalhes finos por descobrir. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (clique na imagem para ver versão maior)

Esta imagem da missão Cassini da NASA mostra uma região do anel A de Saturno. Contém muitos riscos brilhantes e pequenos devido aos raios cósmicos e à radiação de partículas carregadas perto do planeta. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (clique na imagem para ver versão maior)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e notícia completa em: Sic Notícias

Mais informações em: Centro de Ciência Viva do Algarve

Data: 01/02/2017