Notícia -A A +A

Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, vista do espaço é destaque na ESA

Copyright DEIMOS Imaging @ ESA

Os Açores são hoje destaque na página oficial da Agência Espacial Europeia (ESA), na secção "Observing the Earth" (Observando a Terra), com uma imagem da cratera das Sete Cidades vista a partir do espaço. Na imagem capturada pelo satélite espanhol DEIMOS-2 é possível ver o complexo vulcânico da ponta oeste da ilha de São Miguel, com a sua cratera (ou caldeira) de 5 km de diâmetro a dominar o centro da imagem onde, no seu interior, é possível descortinar as lagoas e toda a sua complexidade vulcânica.

Conforme descrição da própria ESA, "a Lagoa das Sete Cidade é composta por duas lagoas ecologicamente distintas que estão ligadas por uma passagem estreita que é visível no centro da imagem. A Lagoa a norte é conhecida por Lagoa Azul, enquanto que a Sul se distingue a Lagoa Verde, ambas nomeadas pelas cores que parecem refletir."

A própria lenda da Lagoa das Sete Cidade é citada pela página da ESA, explicando que "conforme a lenda, a filha protegida de um rei conseguiu evadir-se para os montes circundantes onde conheceu e apaixonou-se por um jovem pastor. Quando este pastor pediu a mão em casamento da princesa, o Rei recusou-a e proibiu a princesa de voltar a encontrar-se com o pastor. No entanto, os dois encontraram-se em segredo por uma última vez, onde choraram até que as suas lágrimas enchessem os vales, formando nestes duas lagoas: uma verde, da cor dos olhos da princesa, e outra azul, da mesma cor que os olhos dos pastor."

A imagem é ainda destaque do programa de vídeo "Earth From Space" e foi capturada a 6 de dezembro de 2014 pelo satélite espanhol Deimos-2, que detém um leitor óptico de alta resolução que permite observar a superfície terrestre a uma resolução de 75 cm. A 1 de abril, o Deimos-2 tornar-se-à num contribuidor para o programa Europeu Copernicus.

Fonte: ESA

Imagem em alta resolução: ESA

Data: 13-03-2015