Notícia -A A +A

Físicos anunciam observação das Ondas Gravitacionais previstas por Einstein

© Gary Cameron / Reuters Dr. David Reitze, Diretor Executivo do Laboratório LIGO, mostra a colisão de dois buracos negros ma conferência de imprensa para anunciar a deteção das ondas gravitacionais.Cientistas de várias nacionalidades anunciaram hoje a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, tal como foram previstas e defendidas por Einstein na Teoria da Relatividade. Esta é uma descoberta que vem recompensar décadas de esforços e estudos por parte da comunidade científica.

Na comunicação desta descoberta, os físicos enunciaram que foram “ouvidas ondas gravitacionais produzidas pela colisão de dois buracos negros” que se encontram a 1.3 mil milhões anos-luz (400 Megaparsec) da Terra.

Estas ondas foram detetadas a 14 de setembro de 2015 pelo observatório LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory) nos Estados Unidos. São dois grandes aparelhos com 4 quilómetros de comprimentos cada e separados por 3 mil quilómetros: um em Livingstone - Luisiana e outro em Hanford - Washington.

Estas ondas gravitacionais, teoricamente previstas por Einstein há cerca de 100 anos, são produzidas por pequenas perturbações no tecido do espaço-tempo, em resultado da deslocação de objetos com grande massa. São ondas que se propagam à velocidade da luz e nada as consegue parar. Com esta descoberta, espera-se que se consiga ter uma ideia da História do Cosmos até épocas remotas.

“A nossa observação das ondas gravitacionais cumpre o ambicioso objetivo definido há cinco décadas de detetar de forma direta este fenómeno e entender melhor o Universo”, disse a diretora executiva do LIGO. “Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário da sua Teoria da Relatividade Geral”.

Fonte e notícia completa em: SIC Notícias