O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
Notícia -A A +A
A estrela mais próxima da Terra poderá ter um planeta semelhante ao nosso
Foi anunciado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) que uma equipa de astrónomos descobriu um planeta extrassolar a orbitar a estrela mais próxima do Sol que reúne condições favoráveis para ter água líquida na sua superfície, elemento fundamental para a vida como conhecemos.
Este exoplaneta, com o nome Proxima b, orbita a cada 11 dias a estrela Proxima de Centauri, uma anã vermelha localizada na constelação de Centauro, a 4,22 anos-luz da Terra. Por ser pequena e pouco brilhante, esta estrela não é visível a olho nu, sendo necessário um telescópio para a conseguir observar.
De acordo com um comunicado do ESO, organização da qual Portugal faz parte, o exolaneta Proxima b tem uma massa semelhante à da Terra, apenas 1,3 vezes superior, sendo ainda um possível candidato a albergar vida, uma vez que parece ter uma temperatura "adequada para a água líquida existir na sua superfície".
Os resultados da descoberta serão publicados, na quinta-feira, na revista científica Nature, e são da responsabilidade da uma equipa internacional de astrónomos, liderada por Guillem Anglada-Escudé, da universidade britânica Queen Mary, em Londres.
O planeta, que se encontra muito perto da sua estrela, a uma distância inferior à que separa a Terra do Sol, provavelmente não terá estações e terá um clima muito diferente do encontrado na Terra. No entanto, e por a Proxima Centauri se tratar de uma estrela relativa fria, este exoplaneta está localizado na zona considerada habitável.
Fonte: ESO
Notícia completa: Diário de Notícias