Notícia -A A +A

Estação espacial chinesa Tiangong-1 reentrou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico

Ilustração da reentrada da Tiangong-1Em Atualização

A estação espacial Tiangong1 reentrou na atmosfera terrestre sobre o Oceano Pacífico às 00h16 UT do dia 2 de abril (17h16 PST de 1 de abril no local). A confirmação foi agora mesmo pelo U.S. Strategic Command's Joint Force Space Component Command (JFCC). A possibilidade de os detritos terem sobrevivido e atingido alguém são ínfimas.

A reentrada ocorreu por volta da 01.15 em Lisboa, segundo informações da agência Xinhua e as autoridades militares norte-americanas. Segundo os chineses, "a maior parte" do laboratório espacial ardeu ao entrar na atmosfera.

ConfirmaçãoNão se esperava que a queda deste laboratório espacial chinês, designado Tiangong-1 ("Palácio Celeste 1"), provocasse danos. Mas podia oferecer um espetáculo "esplêndido" similar a uma chuva de meteoritos, de acordo com as autoridades chinesas.

De forma cilíndrica e com a dimensão aproximada de um autocarro, com 10,4 metros de comprimento por 3, 4 de diâmetro, 7,5 toneladas, já sem o combustível, e dois painéis solares com três por sete metros cada, a Tiangong-1 fez história em setembro de 2011, ao tornando-se a primeira estação espacial da China na órbita terrestre.

Desde então, a Tiangong-1 permaneceu vazia e em 21 março de 2016, as autoridades chinesas informaram as Nações Unidas de que tinham perdido o controlo sobre ela. Até aí, os propulsores da Tiangong-1 eram regularmente despertados para elevar a sua altitude, de modo a mantê-la entre os 330 e os 400 quilómetros de altitude. Desde 2016 isso deixou de ser possível, pelo que a sua órbita veio decrescendo lentamente, como seria de esperar.

Mais informações: Diário de Notícias | Space.com