Notícia -A A +A

ESA publica fantástica animação da sonda Rosetta (Vídeo)

No passado dia 20 de dezembro, a Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um vídeo animado sobre as "aventuras" da sonda espacial Rosetta, ao estilo "Era Uma Vez...", procurando sensibilizar o público para a saída de hibernação desta sonda no próximo dia 20 de janeiro às 10h00 UT (menos uma hora nos Açores).

O resultado final é uma animação brilhante, inspiradora  e com uma enorme sensibilidade educacional. De uma forma simples e bonita a ESA consegue, em apenas 2 minutos, explicar a importância da Rosetta e incentivar-nos a acompanhar um momento importantíssimo da exploração espacial: Rosetta será a primeira sonda a orbitar e a pousar num cometa.

Nada melhor que ver o vídeo, ficando a restante informação para depois. (nota: infelizmente a ESA só publicou o vídeo em inglês. Publicamos, assim, o mesmo vídeo com a legendagem feita por nós, adaptada à forma como seria contada a uma criança.)

O vídeo foi produzido pela ESA para incentivar o público a participar de forma criativa na competição #wakeuprosetta, através de pequenos vídeos que sirvam de "incentivo" à sonda Rosetta para acordar da sua hibernação de 31 meses. Saiba como participar neste concurso, onde até há prémios para ganhar: http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Rosetta/Wake_up_Rosetta

Ilustração artística do encontro da Sonda Rosetta e do módulo de aterragem Philae com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. (Crédito: ESA)Assim, a 20 de janeiro, de 2014, depois de 957 dias de hibernação no espaço profundo, a sonda Rosetta irá acordar automaticamente e por-se-à, finalmente, em rota com o destino que vem perseguindo há quase uma década: mapear e estudar o cometa Churyumov-Gerasimenko. O encontro com este cometa acontecerá em agosto. Depois de mapear extensivamente a superfície do cometa, a sonda Rosetta irá enviar o lander Philae em novembro para um estudo detalhado do núcleo.

Conforme a página da ESA, "o principal objectivo da Rosetta é ajudar a compreender a origem e evolução do Sistema Solar, em particular investigar o papel que os cometas podem ter desempenhado em semear a água na Terra e, talvez, até mesmo a vida."

Saiba mais sobre a sonda Rosetta na página da ESA: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/A_Rosetta_esta_quase_a_acordar

Aqui poderá ver tudo o que esta sonda já fez e ainda irá fazer: http://astropt.org/blog/2007/11/13/rosetta/

Aqui poderá ver um vídeo que ilustra o que acontecerá no encontro entre Rosetta e o cometa: http://astropt.org/blog/2012/02/04/sonda-rosetta/

Fonte: ESA

Data: 03-01-2014