Notícia -A A +A

Equipa da ENTA - Açores vai representar Portugal na final europeia do CanSat

Escola Novas Tecnologias Açores - Equida vencedora CanSat Portugal 2016A equipa açoriana ENTA SAT2, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, venceu a competição nacional do CanSat que se realizou nos dias 16 e 17 de abril em Torres Vedras, com a participação de 15 equipas, e vai representar Portugal na final europeia, que terá lugar, em junho, também em Torres Vedras.

O CanSat Portugal é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA), organizado em Portugal pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em cooperação com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que pretende proporcionar aos estudantes portugueses a primeira experiência em projetos de tecnologia aeroespacial e cujo objetivo é a construção de um modelo funcional de um microssatélite.

Este microssatélite, do tamanho de uma lata de refrigerante, é lançado por um foguetão até uma altitude de 1.000 metros para que, durante a descida, seja possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos (telemetria) e garantir uma aterragem segura.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, destacou a “importância” destas competições para “estimular nos jovens o interesse pela temática do espaço e para despertar vocações para esta área”. O Secretário Regional recordou que um dos objetivos do Governo dos Açores tem sido “a promoção da divulgação científica e tecnológica e do ensino experimental das ciências na Região”, acrescentando, nesse sentido, o apoio a iniciativas que permitam “aproximar os Açorianos, sobretudo os mais jovens, do conhecimento científico”, como é o caso do CanSat.

CanSat Portugal 2016 16 e 17 de abril de 2016 Aeródromo da Praia de Santa Cruz, Torres VedrasA Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, financiou todas as despesas relacionadas com a deslocação das duas equipas à final nacional desta competição.

A Região realiza também, desde o ano passado, uma prova regional do CanSat, estando a segunda edição prevista para maio, na ilha de Santa Maria, durante uma semana dedicada ao Espaço, que prevê também exposições e palestras sobre a temática, bem como visitas de estudo à RAEGE e sessões de observações solares e noturnas pelo OASA.

As equipas regionais que não foram apuradas para o concurso nacional irão participar no CanSat Açores 2016, que contará ainda com três equipas convidadas, nomeadamente da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, da Escola Secundária Manuel de Arriaga e da Escola Secundária Antero de Quental.

Os Açores têm já alguma tradição nestes concursos de tecnologia espacial, tendo, em 2013, uma equipa da ilha de Santa Maria sido a vencedora do concurso europeu do CanSat.

Fonte: GaCS/GM