Notícia -A A +A

Equipa açoriana vence final Europeia da Competição CanSat 2016

A equipa açoriana da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) que, ganhou este sábado, dia 25 de junho, a final europeia do Cansat 2016, que se disputou este fim de semana em Santa Cruz - Torres Vedras. Após a vitória da equipa mariense Air Sat One Team, que venceu a mesma competição em 2013, esta é a segunda vez que uma equipa açoriana vence esta importante competição europeia.

Com o nome ENTA Team Sat 2, a equipa açoriana, que representou Portugal nesta competição da Agência Espacial Europeia (ESA) arrecadou o galardão máximo na Final Europeia ao impressionar o júri com um satélite que teve como missão científica estudar a luz solar e a eficácia da utilização de painéis solares em futuras missões espaciais.

O CanSat é uma missão experimental, integrada no projeto educativo da Agência Espacial Europeia “CanSats in Europe”, com o objectivo de proporcionar aos estudantes a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial. Nesta prova, os alunos do ensino secundário são desafiados a construir um micro-satélite, integrando antenas, sensores e uma bateria numa lata de refrigerante para realizar uma missão científica. Utilizando um foguetão, cada micro-satélite é lançado a 1000 metros de altura para recolha de dados científicos. Durante a queda o paraquedas projetado pelos alunos abre para que a lata aterre em segurança e sejam recuperados os dados.

Participaram este ano equipas de 14 estados membros da ESA. Cada equipa é já vencedora de uma competição nacional e vieram a Portugal disputar o título europeu. A equipa portuguesa é composta por seis jovens da Escola de Novas Tecnologias dos Açores aos quais o OASA deixa os seus mais sinceros parabéns a esta equipa que volta a mostrar uma curiosa aptidão dos jovens açorianos por este tipo de desafio.

 

Fonte: Cansats in Europe | Ciência Viva

Mais sobre a equipa em: ENTA Team Sat 2

Data: 25-06-2016