Notícia -A A +A

Eclipse Penumbral visível na noite de 10 para 11 de fevereiro

Na próxima noite de 10 para 11 de fevereiro será possível assistir a um fenómeno fácil de observar mas difícil de notar: um eclipse penumbral da Lua.

O eclipse penumbral da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a Lua entra na região da penumbra da Terra, e resultada numa variação do brilho da Lua que é dificilmente notada. Ou seja, num eclipse penumbral não será possível ver a Lua ficar com uma cor avermelhada, tal como normalmente vemos num eclipse umbral ou total, onde a Lua passa no núcleo da sombra da Terra.

De qualquer forma, e para os mais curiosos, o fenómeno será visível nos Açores a partir das 21:32 do fia 10 de fevereiro, com a Lua a entrar na sombra da Terra. Às 23:44 acontecerá o máximo do eclipse, ao que se seguirá a saída da Lua da sombra da Terra até ao final do eclipse à 01:55 do dia 11 de fevereiro.

Este eclipse penumbral será visível a partir da Ásia, Europa, África, Médio Oriente, América do Sul, América do Norte e Oceano Indico, Oceano Atlântico, e o leste do Oceano Pacífico.

Abaixo, apresentamos uma tabela com os detalhes para as várias cidades do país, elaborada pelo Observatório Astronómico de Lisboa.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa