Notícia -A A +A

Descoberto novo planeta anão para lá de Neptuno

Renderização da órbita de RR245 (linha amarela). Os objetos de brilho idêntico ou superior estão legendados. O Centro de Planetas Menores descreve o objeto como o 18.º maior objeto da Cintura de Kuiper. Crédito: Alex Parker, equipa OSSOSUma equipa internacional de astrónomos descobriu um novo planeta anão em órbita no disco de pequenos mundos gelados para lá de Neptuno. O novo objeto mede aproximadamente 700 km em diâmetro e tem uma das maiores órbitas para um planeta anão. Designado 2015 RR245 pelo Centro de Planetas Menores da UAI (União Astronómica Internacional), foi descoberto com o Telescópio do Canadá-França-Hawaii em Mauna Kea, Hawaii, como parte do levantamento OSSOS (Outer Solar System Origins Survey).

"Os mundos gelados para lá de Neptuno esboçam como os planetas gigantes se formaram e se moveram para longe do Sol. Permitem-nos desvendar a história do nosso Sistema Solar. Mas quase todos estes mundos gelados são dolorosamente pequenos e ténues: é realmente emocionante encontrar um grande e brilhante o suficiente para o podermos estudar em detalhe," comenta a Dra. Michele Bannister da Universidade de Victoria, na Columbia Britânica, pós-doutorada que pertence ao levantamento OSSOS.

Imagens da descoberta de RR245. As imagens mostram o lento movimento de RR245 ao longo de três horas. Crédito: equipa OSSOSJJ Kavelaars, do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, avistou RR245 pela primeira vez em fevereiro de 2016 em imagens do levantamento OSSOS obtidas em setembro de 2015. "Lá estava no ecrã - este pequeno ponto de luz que se movia tão lentamente que tinha que estar, pelo menos, ao dobro da distância que Neptuno está do Sol," afirma Bannister.

A equipa ficou ainda mais animada quando eles perceberam que a órbita do objeto o leva para mais de 120 vezes a distância entre a Terra e o Sol. O tamanho de RR245 não é ainda conhecido com exatidão, pois as suas propriedades de superfície precisam de ser medidas com maior precisão. "Ou é muito pequeno e brilhante, ou grande e sem brilho."

Depois de centenas de anos a mais de 12 mil milhões de quilómetros (80 UA) do Sol, RR245 viaja em direção ao seu periélio (posição orbital mais próxima do Sol) a 5 mil milhões de quilómetros (34 UA), onde chegará por volta de 2096. RR245 está numa órbita altamente elíptica há pelo menos 100 milhões de anos.

Dado que RR245 só é observado há quase um ano, entre os 700 que leva para completar uma volta em torno do Sol, não sabemos a sua origem e como é que a sua órbita vai evoluir no futuro distante; a sua órbita precisa será refinada ao longo dos próximos anos e só nessa altura receberá um nome oficial. Como descobridores, a equipa OSSOS pode submeter o seu nome preferido para RR245 à UAI, que o tomará para consideração.

Fonte e notícia completa em: Centro de Ciência Viva do Algarve