Notícia -A A +A

Cometa 209P/LINEAR pode ser responsável por nova "Chuva de Estrelas" em Maio

Localização aproximada da radiante (a azul) desta chuva de meteoros resultante dos detritos da passagem do cometa 209P/LINEAR.Na madrugada de 23 para 24 de Maio poderá ser testemunhada o nascimento de uma nova chuva de meteoros. Se as previsões estiverem corretas, a Terra irá passar através de múltiplas rochas e poeiras que foram deixadas pelo cometa 209P/LINEAR, o que poderá resultar num dos maiores espetáculos celestes do ano.

As primeiras previsões indicam um taxa horária zenital (THZ) de 1000 meteoros por hora, o que elevaria esta chuva a tempestade de meteoros, se bem que as mais recentes estimam apenas entre 200 a 400 meteoros por hora. Mesmo assim, esta chuva superaria as maiores chuvas de meteoros do ano, com as Perseidas ou Geminídeas.

A THZ é uma taxa que estima o número de meteoros possíveis em condições ideais na altura em que a radiante da chuva (ponto de onde parecem surgir os meteoros) está no Zénite (ponto mais alto do céu). Desta forma, este número será sempre condicionado pela posição da radiante no céu e por outros factores como a poluição luminosa ou a luminosidade da Lua.

Cometa 209P/LINEAR visto a 14 de Abril de 2014. Neste momento está pouco brilhante e com uma magnitude de +17. Material deixado pelo cometa durante as suas passagens entre 1989-1919 irá contribuir para esta possível chuva de meteoros. Crédito: Ernesto Guido, Nick Howes, Martino Nicolini

O Cometa 209P/LINEAR, responsável pelos detritos desta possível "chuva de estrelas", foi descoberto em fevereiro de 2004 pelo Lincoln Near-Earth Asteroid Research, mostrando uma órbita de 5.04 anos à volta do Sol. Agora, o nosso planeta irá cruzar-se com os múltiplos detritos destas constantes passagens deste meteoro perto do Sol. Alguns destes detritos remontam mesmo ao século XVIII, podendo resultar numa nova e incrível chuva de meteoros.

Esta nova chuva de meteoros foi prevista, em 2006, pelos especialistas Peter Jenniskens do Instituto SETI, da NASA e pelo finlandês Esko Lyytinen. A radiante estará próxima da pequena constelação da Girafa, pelo que tomará o nome de Camelopardálidas (de Camelopardalis, do latim, que tem o seu étimo no grego, significando literalmente Camelo + Leopardo).

Acontecendo, esta chuva durará apenas alguns horas, entre as 05h40 e as 8h50 UT (mesma hora nos Açores), esperando-se o melhor para as 07h00, o suposto pico de atividade desta chuva. Infelizmente para os europeus, esta chuva terá a melhor visibilidade no hemisfério norte ocidental (Canadá e EUA). Em Portugal Continental não será possível ver esta chuva, por ser já de dia, mas nos Açores ainda será possível apanhar um pouco do espetáculo até às 07h00, antes do Sol "saltar" do horizonte.

Lembramos que as chuvas de meteoros são sempre um pouco imprevisíveis, pelo que o pico poderá acontecer antes ou depois da hora prevista. Assim, arriscar uma noite sem nuvens longe da poluição luminosa das cidades pode garantir uma boa surpresa.

Mais informações em: Universe Today / Earth&Sky

Data: 08-05-2014