Notícia -A A +A

ALMA observa um 'Donut' giratório de gás e poeira em redor de um buraco negro supermassivo

Impressão de artista d otoro gasoso e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. O ALMA revelou a rotação do toro muito claramente pela primeira vez. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) (clique na imagem para ver versão maior)Observações de alta resolução com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) captaram um toro de gás rotativo e empoeirado em torno de um buraco negro supermassivo ativo. A existência de tais estruturas giratórias em forma de donut foi sugerida pela primeira vez há algumas décadas, mas esta é a primeira vez que uma foi confirmada tão claramente. Este é um passo importante na compreensão da coevolução de buracos negros supermassivos e das suas galáxias hospedeiras.

Quase todas as galáxias contêm buracos negros monstruosos escondidos nos seus centros. Os investigadores sabem há muito tempo que quanto mais massiva é a galáxia, mais massivo é o buraco negro central. Isto parece lógico ao início, mas as galáxias hospedeiras são dez mil milhões de vezes maiores que os buracos negros centrais; deveria ser difícil para dois objetos de escalas tão diferentes se afetarem diretamente. Então, como é que se pode desenvolver uma tal relação?

Com o objetivo de resolver este problema sombrio, uma equipa de astrónomos utilizou a alta resolução do ALMA para observar o centro da galáxia espiral M77. A equipa fotografou a área em redor do buraco negro supermassivo de M77 e discerniu uma estrutura gasosa e compacta com um raio de 20 anos-luz. E os astrónomos descobriram que a estrutura compacta gira em torno do buraco negro, conforme esperado. Muitos astrónomos já tinham observado antes o centro de M77, mas nunca tinha a rotação do donut gasoso sido vista tão nitidamente em torno do buraco negro.

Fonte e notícia completa em: Núcleo de Astronomia do Centro de Ciência do Algarve

Data: 16/02/2018