Notícia -A A +A

AIR Center dos Açores vai ter 10 países fundadores de quatro continentes

  A futura base espacial nos Açores poderá ficar em Santa Maria e não na Terceira como incialmente previsto  JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES/GETTYUm encontro do Grupo de Trabalho de Alto Nível para o AIR Center realizado na passada sexta-feira no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em Lisboa, acordou que o Centro de Investigação Internacional do Atlântico, um centro em rede com sede nos Açores, será criado nos dias 20 e 21 de novembro na cidade de Florianópolis, no Brasil, com a assinatura de um memorando por 10 países fundadores: três europeus (Portugal, Espanha e Reino Unido), dois americanos (Brasil e Argentina), quatro africanos (África do Sul, Nigéria, Angola e Cabo Verde) e um asiático (Índia).

O AIR Center terá ainda dois membros associados, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

Foram também criadas equipas em quatro áreas-piloto de investigação: observação da Terra, mudanças climáticas e variabilidade dos ecossistemas, integração do mar profundo ao espaço, e processamento e análise de dados. E definidos um Programa de Comercialização e Desenvolvimento Empresarial virado para os utilizadores e empresas do AIR Center, um Programa Científico e um Programa de Educação.

Base espacial na ilha de Santa Maria

A criação de uma base espacial nos Açores – provavelmente na ilha de Santa Maria – para o lançamento de minissatélites, um mercado em grande expansão a nível mundial, é um dos projetos do AIR Center, que vai integrar pela primeira vez a nível mundial quatro áreas de investigação: o espaço, os oceanos, o clima e a energia.

Fonte e notícia completa: Expresso