Notícia -A A +A

Açores presentes nos EUA no maior evento mundial sobre Espaço

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia participa, de 27 a 29 de junho, em São Francisco, na Califórnia, na conferência ‘NewSpace 2017: Convergence’, organizada pela Fundação Space Frontier, onde serão debatidas questões relacionadas com o setor espacial.

Segundo Gui Menezes, os Açores desempenham já “um relevante papel” na cena internacional do Espaço, “fruto dos investimentos que, visionariamente, têm vindo a ser realizados em infraestruturas, redes e projetos relacionados com esta temática”, destacando, por isso, “a importância” da Região marcar presença “no maior evento mundial sobre Espaço”.

A conferência NewSpace, que se realiza desde 2006, reúne todos os ‘players’ do setor espacial, nomeadamente ‘startups’ e empresas do setor já estabelecidas, agências governamentais, investidores privados e inovadores tecnológicos, e irá centrar-se nos desafios a curto, médio e longo prazo relacionados com o Espaço.

A edição deste ano é dedicada ao tema ‘Convergência’, pretendendo debruçar-se sobre a importância da colaboração interdisciplinar na criação de uma economia espacial sustentável.

O Governo dos Açores integra a comitiva portuguesa que participa no evento, com o objetivo de divulgar o potencial da Região para o desenvolvimento de atividades ligadas à indústria espacial.

“Pretendemos estabelecer contactos com entidades que, desenvolvendo a sua atividade longe da Região, possam integrar na sua cadeia de conhecimento empresas açorianas, e que, futuramente, possam ser uma mais valia no desenvolvimento das atividades espaciais no arquipélago”, defende o Secretário Regional.

Texto: Açores9/Lusa