O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
Notícia -A A +A
9º planeta? Astrónomos apresentam provas teóricas da existência de planeta para lá de Plutão.
Dois cientistas do CalTech anunciaram haver evidências teóricas de um corpo do tamanho de Neptuno, ainda não observado, que orbita excentricamente o Sol, levando entre 10.000 a 20.000 anos a completar a mesma.
Konstantin Batygin e Mike Brown, dois investigadores do Instituto Californiano da Tecnologia (CalTech), descobriram pistas que sugerem a existência de um gigantesco corpo celeste com cerca de 10 vezes o tamanho da Terra e 20 vezes mais afastado do Sol do que Neptuno. Estas evidências vêm reiterar as já antigas especulações da comunidade cientifica acerca da existência de um Planeta X.
Ainda sem confirmação direta, esta previsão foi feita com base em cálculos matemáticos e uma simulação computacional efetuada pelos dois cientistas, que defendem se tratar efetivamente de um planeta, por ter dimensões suficientes para ser denominado como tal e pela suposta interferência causada em objetos da cintura de Kuiper, muito para lá de Plutão.
Ainda sem dados para a sua localização precisa, os dois investidores esperam conseguir observar o Planeta 9 quando ele estiver mais próximo do Sol, durante o chamado periélio.
Fontes: Science Magazine | Observador | Planetário do Porto | Space.com
Artigo científico: http://iopscience.iop.org/article/10.3847/0004-6256/151/2/22