O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
Notícia -A A +A
2017 o ano dos cometas P
Durante 2017 surgirão nos céus 3 cometas periódicos muito brilhantes, nomeadamente o 45P, o 41P e o 2P para além de outro designado por C/2015 V2 Johnson.
Logo na primeira semana de janeiro será o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova que se aproximará a 0,08 unidades astronómicas para depois desaparecer a oeste e reaparecer mais brilhante no quadrante este em fevereiro.
As imagens deste cometa foram obtidas depois do pôr de Sol entre as 18:15 e as 18:30 h em Ponta Delgada já com o cometa muito baixo no horizonte ofuscado pela poluição luminosa da cidade e pelo surgimento de nevoeiro a sudoeste. É notória a sua silhueta azul esverdeada resultante da presença de cianogénio libertado pelo impacto do vento solar no cometa e a sua cauda de poeiras.
Depois virá o cometa 2P/Encke que reaparece todos os 3,3 anos e que atingirá o periélio a 10 de março com uma magnitude 7 tornando-se também visível com binóculos.
Seguir-se-á o cometa 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak que será ainda mais brilhante a atingir uma magnitude 5 na Primavera tornando-se visível a olho nu.
Em maio e junho será a vez do V2 Johnson com magnitude 6. Contudo já é visível com auxilio de telescópio, antes do sol nascer, movendo-se entre as constelações do Boieiro e de Hércules.
Se as condições atmosféricas permitirem na devida altura tencionamos acompanhar a evolução destes cometas, realizando imagens e calculando a evolução das suas magnitudes e estruturas, participando na chamada do PSI – Planetary Science Institute aos astrónomos amadores e profissionais para uma campanha mundial de monitorização destes cometas bem como do 46P/Wirtanen em 2018.
Artigo por João Porto em Astronomia no Meio do Atlântico