Notícia -A A +A

2 alunos açorianos na final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2013

A final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2013, a acontecer nos dias 31 de maio e 1 de junho em Fronteiro, tendo como instituição anfitriã o Observatório Astronómico da Ribeira Grande (Monte das Estrelas), terá este ano a participação de 2 alunos açorianos: Diogo Paulo Moniz Garcia, da Escola Secundária Antero de Quental, e Alexandre Botelho Vieira, da Escola Secundária da Ribeira Grande.

A final nacional contará assim com 2 alunos açorianos entre os 10 finalistas a nível nacional, selecionados após a prova regional realizada no passado dia 10 de abril. Nos Açores, a fase regional decorreu no OASA, tendo participado 17 alunos, das ilhas de São Miguel, Santa Maria e Graciosa. O OASA teve ainda o apoio da Câmara Municipal da Graciosa e da NAV Portugal, em Santa Maria, que garantiram que os alunos das respetivas ilhas conseguissem concretizar a prova.

O resultado destes alunos açorianos sucede ao resultado verificado em 2012, em que o Observatório Astronómico de Santana - Açores recebeu a final nacional desta prova, pela aluna açoriana Mariana Sousa  Paiva, da Escola Secundária da Ribeira Grande, que não só obteve o 2º lugar na final nacional, como representou Portugal na final internacional que decorreu, entre os dias 4 e 14 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

O OASA deixa assim os parabéns a estes dois alunos açorianos que, após a prova regional do passado dia 14 abril, conseguiram um lugar entre os 10 melhores a nível nacional. O OASA deixa ainda

As Olimpíadas de Astronomia são uma atividade regular da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), realizada anualmente e dirigida aos estudantes do Ensino Secundário, diurno e noturno, de todo o território nacional, e têm como objetivos: incentivar o interesse pela ciência e pela Astronomia; enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia; promover o contato com a realidade da Astronomia como ciência e profissão em Portugal; estimular o pensamento científico.