Exposição -A A +A

Luz: Além da Lâmpada

Com o nome “Luz: Além da Lâmpada”, esta exposição foi criada para celebrar o Ano Internacional da Luz (AIL2015), uma iniciativa global adotada  pela Organização das Nações Unidas. Através da beleza das imagens apresentadas desvendamos uma pequena parte daquilo que a luz nos revelou e de que forma a tentamos utilizar e potenciar. A luz levando-nos para além da lâmpada.

Por que é que o céu é azul? Por que é que a Lua fica vermelha num eclipse lunar total? Qual é a cor do Sol? Com tantas estrelas, por que é a noite escura? Conseguimos ver o invisível?

Esta exposição tenta responder a estas e mais questão, mostrando que, desde sempre, o Homem procurou formas de utilizar a luz e, durante séculos, algumas das mais brilhantes mentes dedicaram a sua vida a tentar compreender o seu funcionamento, respondendo a tantas outras perguntas.

E há muito mais na luz do que aquilo que detetamos com os nossos olhos, visto que ela toma muitas formas, como ondas rádio, micro-ondas , infravermelhos, ultravioletas, raios-x e raios gama. Hoje, por todo o mundo, cientistas e engenheiros continuam a procurar novas formas de tornar a luz mais eficiente ou de a utilizar, por exemplo, para a construção de ferramentas médicas para conhecer e curar doenças.

Mas, em qualquer uma das suas formas, a luz melhora as nossas vidas. Ela está em toda a nossa volta, chegando-nos através do Sol, de uma galáxia distante ou de um cartaz luminoso. Nós usamo-la para comunicar, navegar, aprender e explorar, aproveitando a luz que nos chega de galáxias distantes para conhecer o Cosmos ou para saber mais sobre o nosso planeta.