Exposição -A A +A

Exposição "Em Marte..."

Se há planeta que está certamente no imaginário de todos é Marte, e muita da culpa resulta de ser, em vários aspetos, o mais parecido de com o nosso planeta.

Ainda não demos um primeiro passo em Marte, mas o planeta é já o local mais visitado pela humanidade fora da Terra. Com dezenas de missões desenvolvidas por vários países, a primeira missão a chegar a Marte com sucesso foi a aproximação da americana Mariner 4, em 1965. Mas afinal para que servem realmente estas sondas? O que descobriram? E porquê Marte?

A exposição "Em Marte..." tenta mostrar exatamente isso: que a nossa curiosidade sobre Marte vai para além da sua proximidade à Terra – apesar de hoje serem planetas com condições muito distintas, Marte poderá ser uma lembrança do passado da Terra e o espelho do seu futuro; Que a simples curiosidade humana é capaz de criar soluções incríveis de ciência e engenharia, mas que estas têm um processo de aprendizagem e de evolução, e um impacto sobre a nossa vida; Como sabemos o que sabemos sobre Marte e de que modo toda esta tecnologia que desenvolvemos nos ajuda a explorar outros mundos.

Esta exposição encontra-se de momento disponível nas instalações do OASA, fazendo parte do itinerário de visita ao centro. Saiba como nos visitar!