Workshop "Traz o Teu Telescópio" | Dia Mundial da Astronomia -A A +A

Sex, 04/08/2022 - 20:00

Workshop Traz o Teu Telescópio

No dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial da Astronomia e o OASA irá aproveitar esta efeméride para desenvolver uma atividade prática sobre o funcionamento e utilização de telescópios, onde poderão participar todos os interessados em começar a descobrir os céus autonomamente ou que queiram simplesmente aprender um pouco mais sobre o funcionamento destes instrumento. A inscrição é obrigatória e quem trouxer o seu telescópio terá desconto na participação.

Esta noite será dividida em 4 momentos:

  • Parte introdutória que dará a conhecer os vários tipos de telescópios e montagens e como planear a sua noite de observação dos astros;
  • Momento de discussão, onde os vários participantes poderão dar conta das suas experiências e dificuldades;
  • Apoio na montagem e funcionamento dos telescópios dos participantes;
  • Observação noturna desenvolvida com todos os participantes e os seus telescópios (caso as condições meteorológicas o permitam).

Para além de dar a conhecer os vários tipos de telescópios e montagens, teremos uma sessão prática para saber como utilizar um mapa do céu e dar a conhecer as várias aplicações digitais, assim como as utilizar para planear a sua observação dos astros.

Inscreva-se aqui.

Tem telescópio e não sabe como lhe por a funcionar? Nesta noite terá a equipa do OASA pronta para lhe ajudar a desvendar os "segredos" do mesmo.

Não tem telescópio? Então esta é a noite perfeita para saber como funcionam e que opções tem para uma eventual aquisição.

A realização desta atividade depende de um número mínimo de 7 inscritos e tem um limite de 15 inscritos. A inscrição tem um valor de 5€ por participante, e o valor de 3€ para participantes que tragam o seu telescópio.

Tem dúvidas ou precisa de algum esclarecimento? Contacte-nos através de [email protected] ou através do 296 492 764.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

 

Mês Mundial da Astronomia 2022 | Observatório Astronómico de Santana - Açores

O Mês Mundial da Astronomia é uma comemoração internacional dinamizada e divulgada pela associação “Astronomers Without Borders". O Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), como afiliado internacional, volta a aderir a esta comemoração internacional, oferecendo várias actividades, dentro e fora de portas, que procurarão voltar os olhares dos açorianos para o céu, celebrando a Astronomia e o seu impacto em todos os povos do mundo.