"Ser Mulher, Oceanógrafa, professora e cientista: uma viagem no tempo", com Ana Martins (Okeanos/Uaç) -A A +A

Sex, 02/11/2022 - 10:30

Dia 11 de fevereiro, o OASA irá comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência dinamizando uma conversa entre a investigadora Ana Martins (Okeanos/UAç) e as alunas da Escola Secundária Domingos Rebelo, no auditório desta escola de Ponta Delgada.

Durante esta pequena sessão, que terá início às 10h30, Ana Martins irá falar sobre o seu percurso académico e profissional, dos desafios que teve enquanto mulher e açoriana, dando conta ainda da evolução da presença das mulheres na ciência e do panorama atual das Ciências do Mar. Ana Martins, com uma carreira também relevante no uso de tecnologias espaciais para o estudo dos oceanos, irá procurar inspirar os alunos desta escola a seguir carreiras de ciência, numa região onde as profissões ligadas à ciência têm uma perspetiva de crescimento.

Ana Martins é Licenciada em Biologia, Mestre em Oceanografia e Doutorada em Oceanografia Física. É atualmente Professora Associada em Ciências do Mar no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na especialidade de Oceanografia.  É Diretora do Curso de Mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos e líder da equipa de Oceanografia no DOP desde 2000. É membro fundador de vários centros e comissões científicas. Desde 1998, é responsável e é docente de mais de 22 disciplinas diferentes na área da Oceanografia. A sua equipa colocou mais de 40 amarrações oceanográficas em oceano aberto e profundo. Recolheu dados oceanográficos em mais de 3500 estações, através de cruzeiros oceanográficos no Atlântico. Instalou uma estação de receção de dados de satélite HRPT, primeira nos Açores, e uma rede de estações de marégrafos nos Açores. Tem grande experiência na apresentação, coordenação ou parceria de projetos nacionais e internacionais ou ainda de júri nos mesmos. Supervisiona investigadores pós-doutorados e estudantes de mestrado e doutoramento. Obteve várias bolsas e distinções internacionais como sejam: Fulbright, FLAD, AAUW, NASA, Space Girls Space Women e, mais recentemente, fez parte da equipa vencedora do concurso Internacional de satélites Copernicus Master. 

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, a 22 de dezembro de 2015, a resolução que institui a data de 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, pretendendo-se com esta iniciativa alcançar o igual acesso e a plena participação na Ciência por parte das mulheres.