"Seeing the Invisible - The Discovery of Dark Energy ", com Bruno Leibundgut | ESO -A A +A

Sex, 09/01/2017 - 21:00

No próximo dia 1 de setembro, em noite de observação noturna mensal, o OASA irá contar com a presença do Astrónomo Suíço Bruno Leibundgut, diretor científico do Observatório Europeu do Sul (ESO), para uma pequena apresentação sobre a energia escura e o seu estudo através dos gigantescos telescópios do ESO.

A apresentação será feita em inglês, mas será adotada uma linguagem acessível a todo o público, onde o palestrante irá mostrar como é possível estudar o "invisível", através das observações já feitas, assim como a interpretação feita que nos levou à deteção daquilo que compõe 75% do Universo: a "misteriosa" Energia escura.

Esta apresentação será feita num ambiente informal, num espaço aberto a todo o público interessado. A entrada no centro, para a participação nesta palestra, acontecerá mediante a participação na Observação Noturna da primeira sexta-feira do mês. Mais informações sobre esta noite na ligação: http://observacoes.oasa.pt/

Observação Noturna | Setembro 2017

Joe Liske | the discovery of waves in space and timeO que existe no Universo? Será que já observamos tudo, ou existem componentes deste ainda por descobrir? Estas questões são a base de todas as cosmologias e têm sido feitas desde sempre. Hoje, temos finalmente conhecimentos que podem suportar respostas a estas antigas questões. A descoberta da Energia Negra - laureada com o prémio Nobel da Física em 2011 - é um exemplo de como os modernos métodos astrofísicos são aplicados na descoberta dos principais componentes do Universo. Nesta apresentação iremos

Astrónomo observacional, Bruno Leibundgut participou em uma das duas equipas que descobriram a expansão acelerada do Universo, que foi honrada com o prémio Gruber Cosmology em 2007, e com o prémio Nobel da Física em 2011. Após estudar na Universidade de Basel, Suíça, desenvolveu vários pós-doutoramentos no Observatório Europeu do Sul (ESO) como Astrónomo. No ESO ocupou ainda várias posições relacionadas com o desenvolvimento de operações do Very Large Telescope (VLT) e como diretor científico da organização.

Esta atividade está inserida na "Semana do Universo", que durante a semana de 27 de agosto a 2 de setembro levará um grande conjunto de atividades ligadas à Astronomia e à exploração espacial a Angra do Heroísmo, Terceira, e em São Miguel. Abertas a todo o público interessado, esta Semana do Universo contará com palestras de especialistas na área, observações do céu noturno e do Sol, e a inauguração de uma exposição sobre Astrofotografia: Astronomia para Além da Ciência.

Conheça as restantes atividades para esta "Semana da Astronomia" na seguinte ligação: http://semanauniverso.oasa.pt

Carregue na imagem para aumentar

Esta Semana do Universo é uma organização conjunta do OASA com a Universidade dos Açores, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Iastro), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Biblioteca Municipal e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e resulta da presença da 3rd Azores School on Observational Cosmology e da 5th Azores International Advanced School in Space Sciences nos Açores para debater a utilização dos futuros e atuais instrumentos da ESO para o estudo da Cosmologia e da Física Fundamental.

Saiba mais sobre este encontro em: http://www.iastro.pt/research/conferences/azores17/index.html