Quando for grande, quero andar com a cabeça na Lua -A A +A

Qui, 05/11/2023 - 21:00

No próximo dia 11 de maio, dia do aniverário do OASA, pelas 21h00, estaremos à conversa com Ana Rita Costa Silva, investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), na palestra "Quando for grande, quero andar com a cabeça na Lua".

Esta é uma atividade gratuita e não exige marcação. Após a palestra teremos um momento para perguntas e respostas, confraternização e uma possível observação. Venham participar nesta aventura espacial!

Resumo apresentação

Dos buracos negros aos (exo)planetas, das galáxias cheias de estrelas à procura por extraterrestres, o nosso Universo está repleto de mistérios por desvendar. A missão dos astrofísicos é então revelar os segredos do cosmos, através de observações com poderosos telescópios e desenvolvendo teorias físicas espetaculares. Mas como pode alguém tornar-se um/a astrofísico/a? Nesta palestra, vamos descobrir as maravilhas da Astrofísica e todas as portas que esta nos abre, começando por explorar o meu próprio percurso em ciência e os exoplanetas que estudo.

Ana Rita Costa Silva

Ana Rita Costa Silva é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e está no segundo ano do Doutoramento em Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua tese foca-se no estudo de atmosferas de planetas extra-solares, mais especificamente de gigantes gasosos muito quentes.

Licenciou-se em Astrofísica em 2020 pela Universidade de Hertforshire, no Reino Unido. Foi aqui que despertou o gosto por Comunicação de Ciência nas noites abertas do Observatório de Bayfordbury. Hoje participa em eventos de divulgação com o IA e partilha o dia-a-dia de uma astrónoma/astrofísica no Instagram (@astrophd.rita).

Esta atividade não exige marcação.