Palestra "The history of the telescope", com Paolo Molaro -A A +A

Qua, 08/30/2017 - 21:00

Encontre-se connosco na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeira, em Angra do Heroísmo, na noite de 30 de agosto, a partir das 21h00, para uma palestra com Paolo Molaro sobre a história do telescópio, terminando com uma pequena observação do céu noturno, caso as condições meteorológicas o permitam. A atividade é gratuita e não necessita de marcação prévia.

Esta atividade está inserida na "Semana do Universo", que decorre entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro com várias atividades ligadas à Astronomia e à exploração espacial a acontecer em Angra do Heroísmo, Terceira, e em São Miguel. Abertas a todo o público interessado, esta Semana do Universo contará com palestras de especialistas na área, observações do céu noturno e do Sol, e a inauguração de uma exposição sobre Astrofotografia: Astronomia para Além da Ciência.

Resumo das Palestras

Paolo Molaro | the history of the telescopeQuem inventou o telescópio? Após 4 séculos de existência, ainda não conhecemos com exatidão a génese do "instrumento para ver ao longe", cujo aparecimento se deu em 1608 na região dos Países-Baixos e que foi depois desenvolvido por Galileo para fazer descobertas que mudariam para sempre a humanidade. Hoje, é o modelo refletor de Newton, inventado por volta de 1668, mantem-se como a base para os maiores telescópios que hoje são construídos. Nesta palestra iremos seguir a cronologia do telescópio ao longo da história: iniciando nos mais simples instrumentos primitivos até às sofisticadas máquinas indispensáveis à compreensão contemporânea do Universo.

Paolo Molaro é professor de Astronomia no Observatório Astronómico de Triste (INAF), onde iniciou a sua carreia em 1987 e onde foi diretor de 2001 a 2003. Após diplomar-se com Margherita Hack em 1981, Paolo Molaro doutorou-se em SISSA com o Professor Denis Sciama em 1987. É ainda Cientista de Instrumentos no inovador espectrógrafo ESPRESSO, que será ligado em 2018 no VLT da ESO.

Inserida num encontro internacional de Cosmologia e Física Fundamental da Observatório Europeu do Sul, que acontece nas mesmas d em Angra do Heroísmo, esta "Semana do Universo" procurará levar à população em geral atividades gratuitas que permitam o acesso aos vários especialistas da área que estarão presentes neste encontro, como palestras, observações astronómicas e exposições sobre a temática.

Poderá seguir esta página para saber das datas das várias atividades, assim como possíveis cancelamentos ou reagendamentos. No final encontrará o resumo das palestras.

Carregue na imagem para aumentar

Esta Semana do Universo é uma organização conjunta do OASA com a Universidade dos Açores, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Iastro), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Biblioteca Municipal e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e resulta da presença da 3rd Azores School on Observational Cosmology e da 5th Azores International Advanced School in Space Sciences nos Açores para debater a utilização dos futuros e atuais instrumentos da ESO para o estudo da Cosmologia e da Física Fundamental.

Saiba mais sobre este encontro em: http://www.iastro.pt/research/conferences/azores17/index.html