Palestra "A Física do Big Bang", com Carlos Martins -A A +A

Sex, 09/01/2017 - 21:00

Encontre-se connosco na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeira, em Angra do Heroísmo, na noite de 1 de setembro, a partir das 21h00, para uma palestra com Carlos Martins sobre Cosmologia, o estudo do Universo e a utilização da nova geração de telescópios para este fim. A atividade é gratuita e não necessita de marcação prévia.

Esta atividade está inserida na "Semana do Universo", que decorre entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro com várias atividades ligadas à Astronomia e à exploração espacial a acontecer em Angra do Heroísmo, Terceira, e em São Miguel. Abertas a todo o público interessado, esta Semana do Universo contará com palestras de especialistas na área, observações do céu noturno e do Sol, e a inauguração de uma exposição sobre Astrofotografia: Astronomia para Além da Ciência.

Resumo das Palestras

Carlos Martins | A Física do Big BangNos últimos 20 anos aprendemos mais sobre a origem e a evolução do Universo do que em todo o resto da história da humanidade. Esta palestra descreverá o estado atual da Cosmologia e os seus grandes desafios futuros. Observações recentes sugerem que 96% do conteúdo do Universo se encontrar em formas (conhecidas como matéria escura e energia escura) que não emitem luz nem foram ainda detetadas experimentalmente em laboratório, sendo apenas conhecidas pelos seus efeitos gravitacionais. Uma nova geração de telescópios e satélites tentará, na próxima década, caracterizar este lado escuro do Universo.

Carlos Martins licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (Universidade do Porto) em 1993, e doutorou-se em Física Teórica na Universidade de Cambridge em 1997. Trabalha na fronteira entre a astrofísica, a cosmologia e a física de partículas, nomeadamente em testes observacionais de teorias do Universo primordial. Desde 2012 é membro da equipa científica que acompanha a construção do Extremely Large Telescope e coordenador da Unidade de Formação do CAUP.

Inserida num encontro internacional de Cosmologia e Física Fundamental da Observatório Europeu do Sul, que acontece nas mesmas d em Angra do Heroísmo, esta "Semana do Universo" procurará levar à população em geral atividades gratuitas que permitam o acesso aos vários especialistas da área que estarão presentes neste encontro, como palestras, observações astronómicas e exposições sobre a temática.

Poderá seguir esta página para saber das datas das várias atividades, assim como possíveis cancelamentos ou reagendamentos. No final encontrará o resumo das palestras.

Carregue na imagem para aumentar

Esta Semana do Universo é uma organização conjunta do OASA com a Universidade dos Açores, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Iastro), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Biblioteca Municipal e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e resulta da presença da 3rd Azores School on Observational Cosmology e da 5th Azores International Advanced School in Space Sciences nos Açores para debater a utilização dos futuros e atuais instrumentos da ESO para o estudo da Cosmologia e da Física Fundamental.

Saiba mais sobre este encontro em: http://www.iastro.pt/research/conferences/azores17/index.html