Olhar o Céu | Observação na Horta -A A +A

Seg, 04/18/2022 - 20:30

Olhar o Céu | Banco de Artistas | Faial, HortaPor convite da Câmara Municipal da Horta, o OASA estará na ilha do Faial a dinamizar o evento "Olha o Céu" em parceria com este município, que levará várias atividades astronómicas nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2022, no Banco de Artistas da cidade da Horta.

O espaço expositivo no "Banco de Artistas" será inaugurado no dia 18 de abril, às 20h30, seguindo-se uma pequena apresentação sobre os principais eventos astronómicos de 2022, pela equipa do OASA, e sobre a o projeto "Um Céu Açoriano", tema da exposição presente. Este último contará com o contributo da investigadora Elizabeth Atchoi para abordar o impacto da poluição luminosa também na biodiversidade local.

Ás 21h30, e caso as condições meteorológicas o permitam, será desenvolvida uma observação do céu noturno no local. A participação neste evento exige inscrição prévia, até dia 10 de abril.

Este evento insere-se na deslocação que o OASA irá desenvolver à ilha do Faial inserida no projeto "OASA na Órbita dos Açores" que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel, exposições, palestras ou atividades experimentais, que procuram reforçar o currículo escolar nas áreas científicas. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, são realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.

Conheça as atividades deste Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2022 | Observatório Astronómico de Santana - Açores

O Mês Mundial da Astronomia é uma comemoração internacional dinamizada e divulgada pela associação “Astronomers Without Borders". O Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), como afiliado internacional, volta a aderir a esta comemoração internacional, oferecendo várias actividades, dentro e fora de portas, que procurarão voltar os olhares dos açorianos para o céu, celebrando a Astronomia e o seu impacto em todos os povos do mundo.