Oficina de Verão | Vamos Fazer... Bússolas!! -A A +A

Seg, 08/07/2017 - 10:00

Oficinas de verão 2017 "vamos fazer" | 2017

No verão de 2017, o OASA introduz um novo conceito de atividade para os miúdos em férias: as oficinas "Vamos Fazer...".

Assim, entre os dias 7 e 11 de agosto, o OASA irá dinamizar a cada manhã uma oficina diferente, entre as 10h00 e as 13h00, que permitirá aos mais novos construir pequenos módulos funcionais, aprendendo, discutindo e explorando vários temas da Astronomia e da exploração espacial. A melhor parte: no final levam consigo a experiência para casa.

Nesta atividade pensada para participantes com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, em cada um dos dias será explorada uma temática diferente, que será abordada de forma simples e interativa. Com a duração de 3 horas, os participantes devem trazer lanche, protetor solar e um chapéu para proteger do Sol.

Esta é uma atividade por inscrição. É possível inscrever-se em todos ou apenas em algumas. Cada oficina terá o preço de 5€ por participante. Mas há o desconto de 1€ para cada irmão. Cada oficina só acontecerá com um mínimo de 5 inscritos e máximo de 15. As inscrições deverão ser feitas até 3 dias antes da atividade.

Inscreva-se aqui n' "Uma Noite com as Estrelas"

Carregue na imagem para aumentar!

Bússola Caseira | 7 de agosto
A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas. Nesta oficina "vamos fazer" uma bússola com materiais "caseiros" e aprender a utilizá-la, descobrindo ainda como é possível utilizar os astros para orientação.

Estação Espacial | 8 de agosto
Com muito espaço para imaginação, nesta oficina "vamos fazer" uma estação espacial que possa replicar aquilo que o laboratório espacial que se encontra em órbita da Terra faz, compreendendo para que é que serve, a evolução desta e outras curiosidades sobre a mesma.

Mobile do Sistema Solar | 9 de agosto
Através dos conhecimentos que cada participante tem acerca do Sistema Solar, será construído um modelo que procurará replicar o seu funcionamento.

Relógio de Sol | 10 de agosto
Nesta atividade "vamos fazer" um relógio de Sol, perceber o seu funcionamento e de que forma o Sol, e os restantes astros, nos podem ajudar a marcar a hora e a data.

Torre de Líquidos | 11 de agosto
Tal como é possível colocar vários pratos uns sobre os outros, colocar vários líquidos sobrepostos sem que estes se misturem, também é possível. Durante a atividade iremos explorar massa e volume e "vamos fazer" uma torre de líquidos que explica muito mais do que se possa imaginar.