Observações Noturnas -A A +A

Sex, 04/07/2017 - 21:00

 Observação Noturna | 7 de abril | Mês Mundial da Astronomia 2017 | OASA

Como em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, no dia 7 de abril o OASA volta a abrir as suas portas entre as 21h00 e as 23h00 a todos os interessados em começar bem o fim de semana deslumbrando-se com os astros.

Para além de poder observar os astros, nestas noites pode visitar-nos para conhecer as nossas exposições ou para assistir a um filme no planetário digital móvel, com vários filmes diferentes a cada hora. Veja o horário das sessões aqui.

Filmes no Planetário | Horário Sessões

Neste mês de abril, caso as condições meteorológicas o permitam, será possível observar a Lua e o regresso de Júpiter aos céus das nossas observações mensais. Júpiter estará ainda em oposição, atingindo o seu maior brilho em 2017. De despedida estará a nebulosa de Órion, mostrando que o inverno já terminou. Ainda no céu profundo conseguiremos ver vários objetos como a o enxame duplo de Perseus. assim como alguns objetos de céu profundo, como o enxame duplo de Perseus, as Pléiades e a nebulosa de Órion.

Durante a noite, poderá ainda conhecer a nossa exposição principal Um Ponto no Espaço e experimentar o módulo Bike a Planet e ver a exposição temporária "Luz: Para Além da Lâmpada". 

Esta atividade não necessita de marcação prévia e tem o custo simbólico de 1€ para maiores e 5 anos. Assim, como em todas as primeiras sexta-feira de cada mês, o OASA estará de telescópios apontados ao céu e com várias atividades astronómicas preparadas para o usufruto de todos os que nos queiram visitar. Com as observações do céu noturno as pessoas podem aprender a utilizar um mapa de céu, manipular telescópios, observar Planetas, a Lua e objetos de céu profundo, como, por exemplo, Galáxias, Nebulosas e Enxames de Estrelas.

Abril é também o Mês Mundial da Astronomia 2017 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica o mês de abril a estas comemorações (veja aqui todas as atividades para abril).

Conheça as atividades para o Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2017 | Observatório Astronómico de Santana - Açores