Observação Noturna | Santa Maria | Cansat 2018 -A A +A

Qui, 04/26/2018 - 21:00

Na noite de 26 de abril, o OASA vai dinamizar uma observação do céu noturno, na Biblioteca Municipal de Vila de Porto, Santa Maria, inserida na sessão de abertura do CanSat Portugal 2018.

Observação Noturna | Santa Maria | CANSAT 2018

A Final Nacional do CanSat Portugal volta mais uma vez a acontecer em Santa Maria, nos Açores, numa organização conjunta do ESERO Portugal, da ESA, do Ciência Viva e do Governo Regional dos Açores, com o apoio de várias entidades locais, entre as quais se encontra o OASA. O CanSat é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA) que desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um microsatélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

A competição nacional é este ano realizada pela segunda vez nos Açores com a colaboração do Governo Regional dos Açores e o apoio da Edisoft, da NAV, da Azores Airlines, do Aeroporto de Santa Maria (ANA Aeroportos de Portugal), da Câmara Municipal de Vila do Porto, do Expolab – Centro Ciência Viva e do OASA.

A equipa vencedora representará Portugal na Final Europeia do CanSat 2018, organizada pela Agência Espacial Europeia, que acontecerá pela primeira vez nos Açores de 28 de junho a 1 de julho.

Mais informações em ESERO Portugal

07 05 CANSAT FINAL from Pavilhão do Conhecimento on Vimeo.

Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2018 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica o mês de abril a estas comemorações (veja aqui todas as atividades para abril).

Conheça as atividades para o Mês Mundial da Astronomia:

Mês Mundial da Astronomia 2018 | Observatório Astronómico de Santana - Açores