OASA na Órbita dos Açores -A A +A

Ter, 10/04/2022 - 09:00

Por convite da coordenação nacional da Semana Mundial do Espaço 2022, e com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, o OASA volta a estar na "Órbita dos Açores" em outubro.

Este regresso à ilha das Flores tem início no dia 3 de outubro, com uma observação noturna no Centro Cultural de Santa Cruz das Flores após um palestra de Cláudio Gomes, com o título "Gravidade: O Lado Escuro da Força", às 21h00. Esta é uma atividade aberta a todo o público interessado, sendo gratuita e sem exigência de marcação prévia.

Já no dia 4 de outubro, o OASA estará entre as 09h00 e as 12h30 na Escola Básica e Secundária das Flores para apresentar a palestra "No Espaço" e uma observação solar para toda a comunidade escolar.

Observação do Céu Noturno | 3 de outubro | Santa Cruz das FloresSemana Mundial do Espaço 2022 | Santa Cruz das Flores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sediado no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, as atividades do OASA nas restantes ilhas dos Açores incluem-se no projeto "OASA na Órbita dos Açores", que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel, exposições, palestras ou atividades experimentais, que procuram reforçar o currículo escolar nas áreas científicas. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, são realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.

Após ter visitado todas as ilhas dos Açores em 2010, através do projeto “OASA na Órbita dos Açores”, durante o qual foram recebidos cerca de 4000 visitantes, o OASA tem vindo a procurar que as suas atividades não se restrinjam apenas à ilha sede, levando a curiosidade pela Ciência e pela Astronomia a todo o arquipélago.