OASA na Órbita do Faial -A A +A

Seg, 04/18/2022 - 21:30

Por convite da Câmara Municipal da Horta, o OASA volta a estar na "Órbita dos Açores" no próximo mês de abril. Entre os dias 18 e 20 de abril, o OASA estará sediado no Banco de Artistas, na cidade da Horta com uma exposição e várias experiências para o público escolar e em geral, esperando continuar assim a levar o conhecimento astronómico e das ciências do espaço a todos os açorianos.

O espaço expositivo no "Banco de Artistas" será inaugurado no dia 18 de abril, às 20h30, seguindo-se uma pequena apresentação sobre os principais eventos astronómicos de 2022, pela equipa do OASA, e sobre a o projeto "Um Céu Açoriano", tema da exposição presente. Este último contará com o contributo da investigadora Elizabeth Atchoi para abordar o impacto da poluição luminosa também na biodiversidade local.

Ás 21h30, e caso as condições meteorológicas o permitam, será desenvolvida uma observação do céu noturno no local. A participação neste evento exige inscrição prévia, até dia 10 de abril.

Observação do Céu Noturno | 18 de abril | HortaOlhar o Céu | Banco de Artistas | Faial, Horta

 

 

 

"Um Céu Açoriano” é o nome do projeto/tema desenvolvido e difundido pelo OASA para a promoção, valorização e proteção do céu dos Açores, da sua beleza natural e das suas particularidades, através da sua exploração sustentável seja para a Ciência, para educação, para o lazer e/ou para o turismo. Deste projeto resultou uma exposição fotográfica, que estará agora presente na Horta, que mostra a inconfundível beleza do céu dos Açores com as suas paisagens.

Sediado no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, as atividades do OASA nas restantes ilhas dos Açores incluem-se no projeto "OASA na Órbita dos Açores", que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel, exposições, palestras ou atividades experimentais, que procuram reforçar o currículo escolar nas áreas científicas. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, são realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.

Após ter visitado todas as ilhas dos Açores em 2010, através do projeto “OASA na Órbita dos Açores”, durante o qual foram recebidos cerca de 4000 visitantes, o OASA tem vindo a procurar que as suas atividades não se restrinjam apenas à ilha sede, levando a curiosidade pela Ciência e pela Astronomia a todo o arquipélago.