Mirando o Céu na RAEGE | Santa Maria | 2019 -A A +A

Qui, 05/02/2019 - 21:30

No dia 2 de maio o OASA estará nas imediações da estação geodésica e espacial RAEGE, no lugar dos Piquinhos (km1 9580-324 São Pedro),  entre as 21h30 e as 23h00, para uma observação do céu noturno aberta a toda a população, esperando poder aproveitar a escuridão do local para mostrar os mais belos objetos do nosso céu.

Numa atividade do "Mirando o céu", o OASA desloca-se para fora das zonas urbanas de forma a evitar a poluição luminosa e aproveitar a beleza e a escuridão natural do nosso arquipélago. Uma vez em locais com menos poluição luminosa, será possível mostrar a todos os que nos acompanharem, a beleza do céu noturno a olho nu, bem como galáxias e nebulosas que precisam de condições favoráveis à sua observação.

Esta atividade não carece de marcação prévia e a participação na mesma será totalmente gratuita. Trata-se de uma ótima oportunidade para aliar a beleza natural dos miradouros açorianos ao maravilhoso céu que se esconde longe da poluição luminosa dos centros urbanos.

As atividades do OASA nas restantes ilhas dos Açores incluem-se "OASA na Órbita dos Açores", que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, foram realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.

Esta deslocação a Santa Maria insere-se no programa do Cansat 2019. Carregue na imagem para saber mais: