"A Música das Estrelas e procura de novos mundos" com Tiago Campante -A A +A

Sex, 07/29/2016 - 21:00

"A Música das Estrelas e procura de novos mundos" com Tiago Campante | University Birmingham | OASA

No próximo dia 29 de julho, a partir das 21h00, o OASA irá receber nas suas instalações em Santana do astrofísico  português Tiago Campante, da Universidade de Birmingham (Reino Unido) para uma apresentação sobre as mais recentes técnicas utilizadas na descoberta de planetas fora do sistema Solar.

Tiago Campante | Universidade de Birmingham (UK)Nesta apresentação, o astrofísico Tiago Campante irá explicar como os astrónomos "ouvem" o som das estrelas e descobrem novos mundos na nossa Galáxia, mostrando que "muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem", e que "muitas delas albergam planetas semelhantes à Terra".

Tiago Campante é investigador na Universidade de Birmingham (Reino Unido). Os seus principais interesses centram-se na ciência exoplanetária e num ramo da física estelar designado de asterossismologia. Tiago tem vindo a contribuir ativamente para o programa científico da missão Kepler da NASA e, atualmente, encontra-se envolvido no trabalho de preparação para as missões espaciais TESS (NASA) e PLATO (ESA). Tiago é co-autor em mais de 80 publicações científicas (incluindo publicações nas revistas Nature e Science). É também um comunicador entusiasta, dando frequentemente palestras públicas ao mais diversos grupos. Tiago contribui também com frequência para os meios de comunicação nacionais e internacionais com histórias relacionadas com o seu domínio de investigação.