A Máquina do Mundo (Feira Quinhentista da Ribeira Grande 2022) -A A +A

Dom, 07/17/2022 - 19:00

A Máquina do Mundo | OASA | Feira Quinhentista | Ribeira Grande | 2022De 13 a 17 de julho, o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) marca presença na Feira Quinhentista da Ribeira Grande 2022 organizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Tendo como tema os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso, o OASA espera mostrar a todos os que visitarem esta feira a importância dos portugueses no desenvolvimento de técnicas de navegação que se basearam na utilização da Astronomia e da Matemática para estudar o “Juízo das Estrelas”, com o qual se descobriu e cartografou um mundo novo, do qual o Revd.º Gaspar Frutuoso ajudou a firmar a história do arquipélago dos Açores.

Num espaço que se espera de ensino científico, de diversão e de fantasia, ao visitar "A Máquina do Mundo", o OASA procurará mostrar a todos os conhecimentos que alicerçaram os "Descobrimentos" e a importância dos portugueses para a revolução da navegação e para a descoberta do mundo.

Para além de uma pequena exposição relacionada com a temática, o OASA oferecerá várias atividades didáticas, como a construção de bússolas caseiras, aconstrução de relógios do Sol, o ensino de técnicas orientação pelo Sol e pelas estrelas, utilizando e explicando o funcionamento dos instrumentos típicos da época.

“A Máquina do Mundo” é uma expressão repetida por Camões n’ ”Os Lusíadas”, que implica em si não só a esfera celeste como o Globo terrestre e as forças que regem e determinam o seu funcionamento. Oferecendo este nome à sua "tenda", o OASA procurará recriar um espaço habitado por astrónomos, matemáticos e cosmógrafos, personagens essenciais para a revolução que foi os descobrimentos portugueses. Será da

 

Mais informações sobre esta feira em: http://cm-ribeiragrande.pt/