"Espelho meu, espelho meu, haverá planeta mais belo do que o meu?", com Cláudio Melo -A A +A

Sex, 11/25/2022 - 21:00

No próximo dia 25, às 21h00, o OASA recebe o astrofísico e cientista Cláudio Melo, da Agência Espacial Portuguesa, para uma conversa sobre sustentabilidade, Astronomia e exploração espacial.

Numa sessão informal e aberta a todo o público interessado nas "coisas do espaço", será criada a oportunidade para se fazer uma reflexão sobre as implicações práticas de nos tornarmos uma espécie interplanetária, como sugere Elon Musk.

Para isso, olhar-se-á para os planetas extra-solares mais próximos para abordar o que sabemos sobre as atmosferas desses mundos. Será ainda dada uma "vista de olhos" sobre os planetas do nosso Sistema Solar em busca dos elementos necessários à vida como a conhecemos. Esta atividade espera despertar nos participantes uma consciência das nossas origens cósmicas, criando ao mesmo tempo a necessidade de cuidar do nosso planeta e do acesso ao Espaço.”

Cláudio Melo (Portugal Space)Claudio Melo nasceu na bela cidade costeira de Natal (Brasil) e tem um doutoramento em Astrofísica pela Universidade de Genebra (Suíça). A extraordinária beleza do céu noturno e a sua vontade de explorar o Universo levaram-no ao Deserto do Atacama, no Chile, onde se tornou bolseiro científico no Observatório Europeu do Sul (ESO) em 2002. Durante quase 20 anos, Claudio contribuiu para o ESO em muitas funções diferentes, esteve nas operações do observatório, fez gestão científica e, mais recentemente, envolveu-se na definição da política científica e diplomacia. Os interesses de investigação de Claudio concentram-se em exoplanetas e estrelas jovens. Inspirado pelas ambições espaciais portuguesas de tornar o espaço parte da vida do país, Cláudio deseja fomentar sinergias entre a astronomia espacial e a astronomia terrestre para alimentar o círculo virtuoso que a ciência cria na sociedade. A sua prática regular de karaté e a sua paixão pelo surf mantém Claudio conectado à terra e ao oceano!

Esta é uma atividade desenvolvida em conjunto com a Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA – Espaço) com o apoio do Governo dos Açores e da Agência Espacial Portuguesa. A EMA - Espaço é uma entidade tem como objetivo gerir, administrar e coordenar todas as infraestruturas e atividades técnico-científicas, direta ou indiretamente relacionadas com o Espaço e setor aeroespacial, a desenvolver na Região Autónoma dos Açores. Mais informações em: https://portal.azores.gov.pt/web/ema-espaco

Conheça as atividades do Mês da Ciência AÇores 2022:

Mês da Ciência Açores 2022

Durante o mês de novembro, a Direção Regional da Ciência e Tecnologia e a Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA) promovem em todas as ilhas do arquipélago um conjunto de atividades destinadas à divulgação científica e tecnológica no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro.