Eclipse Parcial do Sol no OASA 2017 -A A +A

Seg, 08/21/2017 - 18:00

No próximo dia 21 de agosto será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores. O intitulado "Grande Eclipse Americano", será visível na sua totalidade numa faixa central que percorre quase todo o território dos EUA. Caso as condições meteorológicas o permitam, o OASA estará de portas abertas para a dinamização de uma observação segura deste fenómeno, que acontecerá entre as 18h00 e as 20h00.

ATENÇÃO:

 

1. OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL PODE DANIFICAR A VISÃO. As consequências podem ser a cegueira ou outros problemas permanentes e irreversíveis. 

2. UTILIZAR RADIOGRAFIAS (USADAS ou NÃO), CD'S OU ÓCULOS DE SOL NÃO PROTEGE A VISÃO E SÃO MÉTODOS PERIGOSOS!!!!!!

3. NÃO UTILIZAR VIDROS DE GARRAFAS PRETAS OU VIDROS ENEGRECIDOS À CHAMA DE UMA VELA!

4. Vidros de Máscaras de Soldador (nos 12 a 14) ou óculos com filtros apropriados podem ser utilizados desde que durante pouco tempo). 

Disponibilizamos, no final, uma ligação com métodos para observar o eclipse em segurança.

Vista do hemisfério norte (NASA)

Os Açores e a Madeira serão locais privilegiados, onde será possível ver a Lua tapar cerca de 30% do disco solar, antes deste se por no horizonte. Já na maioria do território europeu este eclipse acontecerá já após o por do sol. Assim, uma vez nos Açores, o eclipse será visível a partir das 18h40, com a Lua tapar apenas 28% do disco Solar, até que o ocaso do Sol aconteça às 20h27.

Conforme o Observatório Astronómico de Lisboa: "Em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira o eclipse será visível parcialmente. Em Lisboa é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorre às 20h 23min, e o ocaso da Lua ocorre às 20h 21min. Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20h46min, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20h45min.

Caso queira observar o eclipse e não se possa dirigir ao OASA, contacte-nos em 296 492 764 ou para o [email protected]. O OASA poderá ajudar a disponibilizar os meios necessários para a observação do Sol segura.

Veja a ficha com detalhes deste fenómeno.

A visibilidade do fenómeno está dependente das condições meteorológicas. Para além de poder observar o Sol com os telescópios apropriados, o OASA irá fazer uma pequena apresentação onde será possível compreender como funcionam os eclipses e quando poderemos voltar a observar estes fenómenos nos Açores. A participação nesta atividade tem um custo de 1€ para maiores de 12 anos, sendo gratuita para menores.

Para observar o eclipse em segurança:

 

http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/

http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/eventos/eclipse2005/folhetoeclipse.pdf

Veja aqui a transmissão em direto dos EUA:

 

https://eclipse2017.nasa.gov/eclipse-live-stream