Dia do Solstício -A A +A

Ter, 06/21/2022 - 10:00

No dia 21 de junho, mais especificamente às 09h14 dos Açores (UT), decorrerá o Solstício de junho que marcará o início do verão no hemisfério norte, que terá o seu termino no dia 23 de setembro, dia de equinócio.

Para comemorar o primeiro dos 95 dias de verão que teremos em 2022, visite o OASA entre as 10h00 e as 17h00 para fazer uma observação solar segura no nosso observatório, assim como explorar e descobrir mais sobre a nossa estrela e os seus movimentos aparentes no céu.

Para os visitantes mais novos será possível construirem o seu próprio relógio de Sol e compreender como funciona, já que neste dia também se comemora o Dia Nacional do Relógio de Sol.

Esta atividade é gratuita para grupos escolares. As turmas interessadas em explorar o tema connosco devem marcar visita através do 296492764 ou do visitas[a]oasa.pt.

No dia do Solstício, o Sol irá atingir o seu ponto mais alto no equador do hemisfério norte, resultando desta geometria o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta do ano. Ao meio-dia solar, veremos o Sol no ponto mais alto no céu durante todo o ano, que em Ponta Delgada será de cerca de 75º.

O nome Solstício resulta da aparente falta de movimento do Sol ao atingir a sua máxima declinação a norte do equador celeste (do latim, sol + sistere (que não se mexe).