Palestra: "Fim do Mundo em 2012?", com Carlos Oliveira -A A +A

Título: Fim do Mundo em 2012?

Data: 16 de Março de 2012, às 20h30

Local: Teatro Ribeiragrandense

Autor: Carlos Oliveira

 

Resumo

Nesta actividade iremos discutir o suposto fim do mundo que se dará este ano. Uma distinção importante será realçada: profecias vs. previsões científicas.

 

A humanidade sempre teve um fascínio pelo final dos tempos. Durante a evolução cultural do Homem, o objecto celestial mais temido foi o cometa. A passagem de um cometa pelos céus era considerada por muitos como um mau presságio - um anúncio de que algo muito mau estava para acontecer à Humanidade. O mito associado aos cometas tem-se alargado a outros objectos celestes, e actualmente uma miríade de outros corpos celestes provoca o medo nas pessoas.

Nesta palestra iremos abordar diversos assuntos relacionados com a ideia de fim do mundo. Algumas perguntas importantes serão respondidas: Quando começou o mundo? Quantas vezes o mundo acabou no passado? O mundo acabou quando já existiam humanos? O mundo já deveria ter acabado neste século? Será que o mundo irá mesmo acabar este ano? Que mudanças existirão no final deste ano? Quando se extinguirá a humanidade? O planeta será pulverizado no futuro?

A ideia de fim do mundo será assim contextualizada, num universo quer de profecias quer de previsões científicas, com o objectivo de avaliar a veracidade da Profecia Maia e do propalado Fim do Mundo para 21 de Dezembro de 2012.

Biografia

Carlos Oliveira tem uma licenciatura em Gestão de Empresas e outra licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.

Entre outros empregos, Carlos Oliveira trabalhou no Maryland Science Center, nos EUA, e no Astronomy Outreach Project da Universidade de Glamorgan, no Reino Unido.

É o coordenador-geral do blog de astronomia de maior expressão em língua portuguesa, AstroPT, que se encontra em http://astropt.org/.

Actualmente está a finalizar o doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA, onde criou e lecciona um inovador curso de Astrobiologia.

Voltar à página principal do Ciclo de Palestras