OASA na Órbita dos Açores | Santa Maria 2016 -A A +A

Observação Noturna Santa Maria | 2016 | Astronomia | OASAO OASA volta a estar na "Órbita dos Açores" entre os dias 18 e 20 de maio, com o planetário digital móvel e observações astronómicas na ilha de Santa Maria, levando mais uma vez a Astronomia a todos os açorianos.

Durante esta passagem por Santa Maria, o OASA irá estar Escola Básica e Secundária de Santa Maria para sessões no planetário digital, levando uma das suas principais atividades de apoio ao ensino da Astronomia ao alunos desta escola.

Durante esta estadia na ilha de Santa Maria, o OASA dinamizar ainda uma observação solar e outra do céu noturno, aberta a todo o público, trazendo o céu mais perto de todos os marienses.

A observação do céu noturno acontecerá no dia 20 de maio, na Escola Básica e Secundária da Vila do Porto, a partir das 21h00. Esta atividade está aberta a todo o público, não terá qualquer custo ou necessidade de marcação.

Esta deslocação à ilha de Santa Maria está inserida nas atividades da edição de 2016 da prova regional do CanSat, que decorre em durante na mesma semana. Mais informações sobre esta prova nesta ligação.

As atividades do OASA nas restantes ilhas dos Açores incluem-se "OASA na Órbita dos Açores", que tem como principal objetivo levar, a todo o arquipélago, uma forma interativa e didática do ensino da Astronomia, através de sessões de planetário móvel. Aproveitando as deslocações às várias ilhas, foram realizadas várias observações noturnas que tiveram o intuito de divulgar a Astronomia junto das populações locais.